Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2220
Título: Violência contra a mulher: Análise de casos registrados na delegacia especializada da mulher
Autor(es): Vilar, Sarah Maria Costa de Araújo
Palavras-chave: Violência doméstica
Agressão
Mulher
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: Objetivo: avaliar a distribuição da violência contra a mulher, registrada na Delegacia Especializada da Mulher em um município do Nordeste do Brasil. Material e Método: Trata-se de um estudo do tipo transversal e retrospectivo, cuja coleta de dados foi realizada através da observação de laudos de mulheres que procuraram a Delegacia Especializada da Mulher no ano de 2011. Foram investigados os dados gerais da vítima, do agressor e a circunstância da agressão. Para análise estatística dos dados foram obtidas distribuições absolutas, percentuais e foi utilizado o teste Qui-quadrado de Pearson, com nível de significância de 5%. Resultados: A maior parte das mulheres se encontravam na faixa etária dos 30 a 59 anos (50,0%), os conflitos ocorreram com membros do grupo familiar (43,9%), os eventos da agressão foram praticados pelos companheiros e as agressões mais prevalentes corresponderam as agressões nuas (74,4%). As lesões que acometeram apenas a cabeça corresponderam a 46,3%, destas 29,4% atingiu a face, com predomínio do lado esquerdo (38,5%) e região frontal da face (38,5%). A situação conjugal da vítima apresentou uma associação significativa com o ambiente em que a agressão ocorreu (p<0,001), assim como houve associação significativa entre situação conjugal do agressor e o ambiente em que a agressão aconteceu (p<0,001). Conclusão: a maioria das mulheres vítimas de violência foi caracterizada como adulta, casadas ou em união estável, com baixo nível de escolaridade estando a situação conjugal da vítima e do agressor associada significativamente ao ambiente em que ocorreu a agressão.
Descrição: VILAR, S. M. C. de A. Violência contra a mulher : Análise de casos registrados na delegacia especializada da mulher. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2220
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sarah Maria Costa de Araújo Vilar.pdfSarah Maria Costa de Araújo Vilar471.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.