Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22200
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Francimário Faustino de-
dc.date.accessioned2020-07-29T17:38:30Z-
dc.date.available2020-07-29T17:38:30Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22200-
dc.descriptionSOUSA, F. F. Modelagem matemática como metodologia de ensino na educação básica. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.pt_BR
dc.description.abstractNo decorrer dos anos o ensino de Matemática passou por diversas alterações como consequência dos avanços sociais, culturais e tecnológicos em convergência com as reflexões educacionais de cada época. Atualmente, a tendência pedagógica Modelagem Matemática é tida como uma metodologia profícua para o ensino de tal componente curricular. Diante disso, este trabalho visa apresentar e discutir a Modelagem Matemática como prática didáticopedagógica que pode fomentar a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Para desenvolver este trabalho adotou-se uma abordagem metodológica quantiqualitativa de natureza aplicada, tendo objetivo metodológico do tipo exploratório. O caminho metodológico foi construído a partir de um estudo bibliográfico a luz de autores como Bassanezi (2004), Biembengut e Hein (2005) D’ambrósio (1986), Libâneo (1994), entre outros, concomitantemente com uma ação prática, a qual foi realizado um projeto com a metodologia investigada com alunos do 8º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, localizada no sertão paraibano. Como resultados da aplicação do projeto constatou-se que a Modelagem Matemática é uma metodologia que contribui significativamente para o processo de ensino, além disso, possibilita ao aluno um olhar diferenciado da realidade matemática que o cerca, fazendo-os enxerga-la além do ambiente escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Esp. Sergio Morais Cavalcante Filhopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectMetodologias alternativaspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleModelagem matemática como metodologia de ensino na educação básicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francimário Faustn de Sousa.pdfPDF - Francimário Faustn de Sousa812.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.