Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22200
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Francimário Faustino de | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-29T17:38:30Z | - |
dc.date.available | 2020-07-29T17:38:30Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22200 | - |
dc.description | SOUSA, F. F. Modelagem matemática como metodologia de ensino na educação básica. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | No decorrer dos anos o ensino de Matemática passou por diversas alterações como consequência dos avanços sociais, culturais e tecnológicos em convergência com as reflexões educacionais de cada época. Atualmente, a tendência pedagógica Modelagem Matemática é tida como uma metodologia profícua para o ensino de tal componente curricular. Diante disso, este trabalho visa apresentar e discutir a Modelagem Matemática como prática didáticopedagógica que pode fomentar a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Para desenvolver este trabalho adotou-se uma abordagem metodológica quantiqualitativa de natureza aplicada, tendo objetivo metodológico do tipo exploratório. O caminho metodológico foi construído a partir de um estudo bibliográfico a luz de autores como Bassanezi (2004), Biembengut e Hein (2005) D’ambrósio (1986), Libâneo (1994), entre outros, concomitantemente com uma ação prática, a qual foi realizado um projeto com a metodologia investigada com alunos do 8º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, localizada no sertão paraibano. Como resultados da aplicação do projeto constatou-se que a Modelagem Matemática é uma metodologia que contribui significativamente para o processo de ensino, além disso, possibilita ao aluno um olhar diferenciado da realidade matemática que o cerca, fazendo-os enxerga-la além do ambiente escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Esp. Sergio Morais Cavalcante Filho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Modelagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Metodologias alternativas | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.title | Modelagem matemática como metodologia de ensino na educação básica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Francimário Faustn de Sousa.pdf | PDF - Francimário Faustn de Sousa | 812.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.