Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22204
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bezerra, José Duarte Ayres | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-29T17:38:36Z | - |
dc.date.available | 2020-07-29T17:38:36Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 513.26 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22204 | - |
dc.description | BEZERRA, J. D. A. Uma análise da aprendizagem no estudo de frações no ensino fundamental. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo das frações está entre os mais importantes conceitos presentes no processo de aprendizagem da matemática como um todo, faz-se necessário por ser base para outros conteúdos matemáticos. A avaliação da aprendizagem é um fator necessário para a verificação da compreensão dos alunos, assim como a modelagem de técnicas de ensino que possam facilitar o entendimento. Levando estes fatores em consideração, este estudo tem como objetivo realizar uma verificação de como os alunos do ensino fundamental respondem a questões envolvendo problemas de frações, bem como compreender o método utilizado para as resoluções de tais problemas e analisar se os mesmos conseguiram ou não chegar aos resultados esperados. Para realização de tal objetivo, utilizou-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pedagógica com alunos do sétimo ano de uma escola estadual da cidade de Teixeira-PB, no sertão da Paraíba. A pesquisa foi realizada com 27 alunos por meio de um questionário envolvendo o conteúdo de frações. Posterior a aplicação da pesquisa, foi feita uma análise das respostas dos participantes, sendo possível perceber que surgiram variadas informações, como a falta de compreensão do que seria a parte correspondente ao todo, dificuldades nas questões que necessitavam da utilização do mínimo múltiplo comum, onde a maioria dos alunos não conseguiram responder a tais questões, sendo um fator a ser discutido e analisado, além das dificuldades relacionadas as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão). Com isso, é possível apontar a relevância deste estudo, levantando um debate acerca da importância do estudo de frações e as dificuldades de aprendizagem, além de servir como pontapé para a criação de novas propostas interventivas para as metodologias e técnicas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Esp. Kaliane da Silva Gomes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Análise da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Frações | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Uma análise da aprendizagem no estudo de frações no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José Duarte Ayres Bezerra.pdf | PDF - José Duarte Ayres Bezerra | 946.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.