Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22207
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNóbrega, Maria Rafaela Andrade da-
dc.date.accessioned2020-07-29T17:38:41Z-
dc.date.available2020-07-29T17:38:41Z-
dc.date.issued2019-12-04-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22207-
dc.descriptionNÓBREGA, M. R. A. Ensino de matemática e aprendizagem baseada em problemas: entre concepções e práticas docentes. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho versa sobre metodologias de ensino de Matemática e objetiva, de modo geral, investigar sobre metodologias ativas e, em especial, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) identificando seus princípios e pressupostos. E, especificamente: a) verificar as convicções de professores de matemática sobre a metodologia por eles adotada em sala de aula; b) averiguar se os docentes tem conhecimento sobre metodologias ativas e, em especial, sobre ABP e c) Identificar se esses professores empregam a metodologia ABP e como o fazem. Esta investigação segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, com procedimentos bibliográficos e empíricos, cujos objetivos são de natureza explicativa e descritiva. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário estruturado com quinze questões e aplicado a dezesseis professores de matemática do ensino médio de escolas estaduais das cidades de Patos e Santa Luzia-PB. Em linhas gerais, o estudo evidenciou desconhecimento sobre Aprendizagem Baseada em Problemas por parcela significativa dos investigados os quais a utilizam de forma convencional, reduzindo-a a busca de soluções. A ABP mostra-se como opção metodológica para minimizar o déficit de aprendizagem dessa disciplina, sendo, para tanto, necessária a adesão do professor em entender, estudar e aplicá-la de forma reflexiva e crítica. Nota-se que o estudo dessa temática é amplo, valoriza a aprendizagem ativa dos alunos, sendo indispensável a sua implementação, a continuidade de pesquisas e estudos teóricos e de propostas didáticas comprometidos em ocultar práticas de mera repetição no ensino de matemáticapt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Ma. Lidiane Rodrigues Campêlo da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.titleEnsino de matemática e aprendizagem baseada em problemas: entre concepções e práticas docentespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Rafaela Andrade da Nóbrega.pdfPDF - Maria Rafaela Andrade da Nóbrega1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.