Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22207
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nóbrega, Maria Rafaela Andrade da | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-29T17:38:41Z | - |
dc.date.available | 2020-07-29T17:38:41Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-04 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22207 | - |
dc.description | NÓBREGA, M. R. A. Ensino de matemática e aprendizagem baseada em problemas: entre concepções e práticas docentes. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho versa sobre metodologias de ensino de Matemática e objetiva, de modo geral, investigar sobre metodologias ativas e, em especial, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) identificando seus princípios e pressupostos. E, especificamente: a) verificar as convicções de professores de matemática sobre a metodologia por eles adotada em sala de aula; b) averiguar se os docentes tem conhecimento sobre metodologias ativas e, em especial, sobre ABP e c) Identificar se esses professores empregam a metodologia ABP e como o fazem. Esta investigação segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, com procedimentos bibliográficos e empíricos, cujos objetivos são de natureza explicativa e descritiva. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário estruturado com quinze questões e aplicado a dezesseis professores de matemática do ensino médio de escolas estaduais das cidades de Patos e Santa Luzia-PB. Em linhas gerais, o estudo evidenciou desconhecimento sobre Aprendizagem Baseada em Problemas por parcela significativa dos investigados os quais a utilizam de forma convencional, reduzindo-a a busca de soluções. A ABP mostra-se como opção metodológica para minimizar o déficit de aprendizagem dessa disciplina, sendo, para tanto, necessária a adesão do professor em entender, estudar e aplicá-la de forma reflexiva e crítica. Nota-se que o estudo dessa temática é amplo, valoriza a aprendizagem ativa dos alunos, sendo indispensável a sua implementação, a continuidade de pesquisas e estudos teóricos e de propostas didáticas comprometidos em ocultar práticas de mera repetição no ensino de matemática | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Ma. Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.title | Ensino de matemática e aprendizagem baseada em problemas: entre concepções e práticas docentes | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Rafaela Andrade da Nóbrega.pdf | PDF - Maria Rafaela Andrade da Nóbrega | 1.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.