Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22214
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Ericles Alves da-
dc.date.accessioned2020-08-03T13:58:49Z-
dc.date.available2020-08-03T13:58:49Z-
dc.date.issued2019-11-14-
dc.identifier.other21. ed. CDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22214-
dc.descriptionSILVA, E. A. Mapas mentais no ensino de física: um breve estudo sobre neuropedagogia. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2020.pt_BR
dc.description.abstractSabemos que o Brasil está entre os últimos lugares nos rankings mundiais da educação, devido aos estudantes não alcançarem as metas mínimas estabelecidas nos exames nacionais. Mesmo após inúmeras tentativas de reformulações do sistema educacional brasileiro no intuito de reverter o quadro, parece que a situação tem se mantido estagnada por décadas. Ao analisarmos estes índices, surgem questionamentos, como “Quais são as causas?” e “O que podemos fazer para mudarmos essa situação?”. Muitos estudiosos têm se ocupado em investigar as possíveis razões para os estudantes, hoje em dia, terem tantas dificuldades em aprender, e, de igual modo, têm buscado desenvolver novas metodologias de ensino que ajude a amenizar as altas taxas de repetência e evasão escolar. Em meio a este cenário, a neurociência revela novos horizontes nos apresentando conhecimentos valiosos sobre como acontecem os processos de aprendizagem no cérebro humano e o que pode ser feito para potencializar sua capacidade. Há, desta maneira, conceitos que podem ser aplicados à educação e à pedagogia, fazendo com que surjam, assim, termos ainda pouco conhecidos, como neuropedagogia e neuroaprendizagem. Do mesmo modo que nascem novas ciências, novas teorias e novos conceitos, também despontam novos métodos inovadores, como é o caso dos mapas mentais, que tem como objetivo colocar no papel a ideia do pensamento radiante. Tendo isso em vista, este trabalho foi realizado no intuito de compartilhar com estudantes o método do mapa mental como ferramenta para estimular o aprendizado.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Rodrigo César Fonseca da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMapas mentaispt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectNeuropedagogiapt_BR
dc.subjectNeuroaprendizagempt_BR
dc.titleMapas mentais no ensino de física: um breve estudo sobre neuropedagogiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfTermo de depósito570.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Ericles Alves da Silva.pdfPDF - Ericles Alves da Silva1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.