Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2222
Título: Experiência extencionista do acadêmico de odontologia no laboratório itinerante (LABIT)
Autor(es): Silva, Thiago Augustus Almeida
Palavras-chave: Promoção da saúde
Educação para saúde comunitária
Cárie dentária
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: O programa Laboratório Itinerante (LABIT) criado em 1997 por alunos e professores de diversos cursos e apoiado pela Pró-reitoria de extensão e assuntos comunitários (PROEAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem como finalidade, aproximar a universidade da comunidade através da multidisciplinaridade e de ações educativas. O curso de odontologia desenvolve atividades que estão subdivididas em três projetos: “Abc do Sorriso” voltado para orientação e prevenção de saúde bucal de modo simples e lúdico, tendo com público-alvo crianças e adolescentes; “Amigos do Sorriso” direcionado para orientações sobre opções de prevenção e tratamentos restauradores e estéticos, tendo como público alvo, adolescentes e adultos; e “Sorrindo Saúde” que tem como público alvo, idosos, direcionando suas orientações no que se refere à odontogeriatria. Este trabalho teve como objetivo explanar as experiências vivenciadas no projeto “Abc do Sorriso” do Labit, durante as ações extensionistas dos últimos três anos e refletir sobre a promoção e a prevenção de saúde bucal. As atividades assistenciais foram realizadas no município de Campina Grande e cidades circunvizinhas no período de março de 2009 a abril de 2012. Durante esse período mais de duas mil pessoas foram assistidas pelo projeto. Foram realizadas palestras educativas, com distribuição de folders e kits de escovação, contendo escova e creme dental, além da aplicação tópica de flúor. Com isso pode-se constatar a grande carência de informação da população e a eficácia desse tipo de ação. A experiência vivenciada no LABIT é gratificante e torna o acadêmico mais apto a trabalhar em equipe multidisciplinar e de forma humanizada. Assim a universidade como formadora de opinião e com o intuito de influenciar positivamente na assistência à saúde da comunidade, deve assumir esse papel, tornando os profissionais comprometidos com as reais necessidades da população e, dessa forma contribuindo para a resolução de dificuldades críticas vivenciadas pelos serviços locais de saúde.
Descrição: SILVA, T. A. A. Experiência extencionista do acadêmico de odontologia no laboratório itinerante (LABIT). 2012. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2222
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago Augustus Almeida Silva.pdfThiago Augustus Almeida Silva464.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.