Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2226
Título: Parâmetros clínico-morfológico do carcinoma de células escamosas oral em pacientes jovens
Autor(es): Santos, Thayana Karla Guerra dos
Palavras-chave: Saúde bucal
Carcinoma
Oncologia
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar os parâmetros clínicos de casos de CCEO em pacientes jovens e correlacioná-los com os achados morfológicos, através dos sistemas de gradação histopatológico de malignidade (SGHM) propostos por Bryne (1998) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) (CARDESA et al, 2005). Foram diagnosticados, nos dois hospitais de referência em Oncologia no estado da Paraíba, no período de 2000 a 2012, os casos de CCEO em pacientes com idade < 45 anos. Destes, aqueles que continham material parafinado suficiente foram utilizados para realização das análises morfólogicas. Foram coletados os dados clínicos dos prontuários dos pacientes e preparados os cortes histológicos corados em hematoxilina e eosina. Possíveis associações entre os parâmetros clínicos (tamanho do tumor/ extensão do tumor, metástase em linfonodo regional e estágio clínico) e os graus histopatológicos de malignidade foram avaliadas através dos testes Qui-quadrado e exato de Fisher. Dos 84 casos avaliados, mostraram idade variando de 22 a 45 anos, com média de 38,5±7,0 anos, 80,9% eram homens, 38,1% tinham hábitos de tabagismo e alcoolismo associados, 39,3% acometeram a língua e com relação ao tratamento, 22,6% realizou apenas cirurgia, como também, a radioterapia associada a quimioterapia em 22,6% dos casos. Dos 48 casos selecionados para avaliação histopatológica, observou-se que 39,6% eram de estágio clínico IV, 70,8% eram de alto grau de malignidade e 45,8% apresentaram-se moderadamente diferenciado. Em relação ao sistema de gradação no front de invasão não foram observadas associações estatisticamente significativas entre os parâmetros clínicos analisados e os graus histopatológicos dos tumores (p >0,05). Para o sistema de gradação da OMS foi observada associação estatisticamente significativa dos casos bem diferenciados com o tamanho/extensão do tumor (p=0,049) e com o estádio clínico inicial (p=0,021), enquanto que os casos moderadamente e pobremente diferenciados encontravam-se em estágios clínicos avançados (p=0,021). Diante dos resultados, pode se inferir que os achados clínicos do CCEO em indivíduos jovens assemelham-se aos pacientes com faixa etária superior aos 45 anos, embora a etiopatogenia não esteja relacionada, em grande parte, ao tabagismo ou alcoolismo. Sugere-se também que dentre os SGHM analisados o da OMS pode ser utilizado com o TNM, como indicador do comportamento biológico de CCEO em pacientes jovens.
Descrição: SANTOS, T. K. G. dos. Parâmetros clínico-morfológico do carcinoma de células escamosas oral em pacientes jovens. 2013. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2226
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thayana Karla Guerra dos Santos.pdfThayana Karla Guerra dos Santos778.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.