Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2231
Título: Análise contextual da consulta de Enfermagem às pessoas cegas no domicílio
Autor(es): Gomes, Ana Cristina Silva
Palavras-chave: Assistência de enfermagem
Deficiente visual
Prática de enfermagem
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: A consulta de enfermagem trata-se de um serviço de saúde privativo do enfermeiro e, quando é voltado para pessoas cegas no domicílio deve ser realizado de forma personalizada, respeitando aspectos relativos à privacidade e individualidade do referido cliente, bem como seu estado de saúde física e psicológica, entre outros aspectos que envolvem a assistência de saúde em enfermagem. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar criticamente os fatores contextuais que influenciam a consulta de enfermagem às pessoas cegas. Para tanto, foi utilizado o método de revisão narrativa de obras publicadas em ambientes virtuais Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), além de publicações do COFEN, considerando para o modelo de análise as quatro camadas de contextos propostas por Hinds, Chaves e Cypress (1992), quais sejam: contexto Imediato, Específico, Geral e Metacontexto. Com relação aos resultados e discussão, foram apresentados através dos sub-tópicos: conduta profissional durante a consulta de enfermagem às pessoas cegas no domicílio (contexto imediato); dificuldades na assistência de enfermagem à pessoa cega durante a visita domiciliar (contexto específico); condição emocional da pessoa cega frente à necessidade de atendimento e assistência de saúde (contexto geral); Aspectos Legais que Norteiam a Assistência de Saúde às Pessoas Cegas (metacontexto). A análise realizada dos contextos propostos possibilitou uma melhor compreensão da prática de enfermagem realizada no domicílio de pessoas cegas. Sendo assim, observou-se que é preciso haver uma capacitação específica para esse tipo de atendimento, além da disponibilização de equipamentos adequados que auxiliem o enfermeiro no tratamento da enfermidade devido ao grau de responsabilidade do profissional enfermeiro em realizar um serviço de saúde de qualidade.
Descrição: GOMES, A. C. S. Análise contextual da consulta de Enfermagem às pessoas cegas no domicílio. 2013. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2231
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Cristina Silva Gomes.pdfAna Cristina Silva Gomes386 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.