Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2235
Título: Enfermagem: Educação em saúde direcionada a diabetes: Uma revisão integrativa da literatura
Autor(es): Silva, Luciana Brito da
Palavras-chave: Enfermagem
Medicina preventiva
Diabetes Mellitus
Educação em saúde
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: Introdução: O Diabetes Mellitus é uma doença crônica de grande importância à saúde pública e à sociedade por causar incapacidades funcionais e aposentadorias precoces representando assim significativa perda econômica para os serviços de saúde. Quais as medidas preventivas do diabetes mellitus e/ou seus agravos e qual o papel da educação em enfermagem direcionada aos diabéticos a fim de estimular o autocuidado? Objetivos: Analisar as formas de prevenção do Diabetes Mellitus; Descrever o papel da educação da enfermagem direcionada aos diabéticos a fim de prevenir sua instalação ou seus agravos. Metodologia: A literatura foi revisada, do período de outubro de 2007 a abril de 2013, nos idiomas português, inglês e espanhol. A busca foi realizada nas bases de dados: LILACS, SCIELO, e BDENF. Foram selecionados oito artigos que atenderam aos critérios de inclusão e responderam às questões norteadoras. Resultados: Foi evidenciado que a educação continuada da enfermagem fortalece o autogerenciamento e prevenção de agravos aos diabéticos. Conclusão: Mudanças no estilo de vida previnem aparecimento e agravos do diabetes, a atuação da enfermagem nesse processo de mudança é essencial.
Descrição: SILVA, L. B. da. Enfermagem: Educação em saúde direcionada a diabetes: Uma revisão integrativa da literatura. 2013. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2235
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciana Brito da Silva.pdfLuciana Brito da Silva880.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.