Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2236
Título: Consulta de enfermagem às pessoas surdas :uma análise contextual
Autor(es): Araújo, Camila Crisse Justino de
Palavras-chave: Surdez
Atuação profissional
Cuidados de Enfermagem
Relação enfermeiro-paciente
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: Objetivou-se analisar criticamente os aspectos contextuais que influenciam a realização da consulta de enfermagem para as pessoas surdas. Efetuou-se revisão narrativa nas bases SciELO, IBECS e LILACS, em 2013. O material foi analisado à luz do modelo de Análise de Contexto. Os dados foram dispostos em subtemas: as particularidades da consulta de enfermagem às pessoas surdas – imediato; obstáculos enfrentados na consulta de enfermagem às pessoas surdas – específico; compreensão sociocultural e psicológica da relação enfermeiro/paciente surdo/intermediador – geral; legislação aplicada: bases para a prática da ética na consulta de enfermagem às pessoas surdas – metacontexto. Verificou-se que a consulta de enfermagem às pessoas surdas possui características peculiares: dificuldade de comunicação entre o enfermeiro e o surdo, percalços enfrentados durante o atendimento, crenças e valores envolvidos e políticas que regem a atuação profissional. Através da presente análise, foi possível atribuir melhor significado ao fenômeno estudado, favorecendo o compartilhamento e a utilização do material nas práticas de enfermagem.
Descrição: ARAÚJO, C. C. J. de. Consulta de enfermagem às pessoas surdas: uma análise contextual. 2013. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2236
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Crisse Justino de Araújo.pdfCamila Crisse Justino de Araújo360.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.