Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22377
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Ana Paula Nunes da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-05T17:26:15Z | - |
dc.date.available | 2020-11-05T17:26:15Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22377 | - |
dc.description | RIBEIRO, Ana Paula Nunes da Silva. O gênero dramático em sala de aula: uma proposta pedagógica da obra Os Saltimbancos, de Chico Buarque, para o 9° ano do Ensino Fundamental. 2020. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tece considerações importantes sobre a relevância da utilização do gênero dramático em sala de aula. Para tanto, a pesquisa objetiva apresentar uma proposta de intervenção voltada para o ensino do gênero dramático, utilizando a obra Os Saltimbancos, de Chico Buarque, para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. A finalidade é desenvolver, através das atividades, o conhecimento do gênero e as habilidades de leitura e interpretação dos discentes e, assim, oferecer aos professores e futuros docentes um projeto possível e aplicável para suas aulas. O estudo desenvolvido apresenta uma abordagem qualitativa exploratória que, em viés dos procedimentos técnicos, optou-se pela pesquisa bibliográfica. No que concerne a proposta de intervenção, teve como aporte teórico principais contribuições de Cosson (2014), Jacopini (2013), e documentos oficiais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Percebeu-se que o gênero dramático, quando utilizado como ferramenta didática, oferece importantes práticas de letramento para os alunos. Diante das conclusões, existe a possibilidade de sua inserção para o exercício docente como um projeto aplicável. Por essas razões, as estratégias e metodologias são mecanismos para uma educação bem-sucedida ao gênero dramático como um auxiliar na aprendizagem no Ensino Fundamental da 9ª série. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Eduardo Henrique Cirilo Valones | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gênero Dramático | pt_BR |
dc.subject | Saltimbancos | pt_BR |
dc.subject | Proposta de Intervenção | pt_BR |
dc.title | O gênero dramático em sala de aula: uma proposta pedagógica da obra Os Saltimbancos, de Chico Buarque, para o 9° ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EELLEB - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF- Ana Paula Nunes da Silva Ribeiro.pdf | PDF- Ana Paula Nunes da Silva Ribeiro | 625.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 648.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.