Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/224
Título: Uso de prótese total e síndrome da fragilidade em idosos institucionalizados
Autor(es): Nóbrega, Patrícia Vidal de Negreiros
Palavras-chave: Odontologia
Prótese total
Síndrome da fragilidade
Data do documento: 19-Set-2012
Resumo: Introdução: Perda dentária pode ser considerada um indicador prévio de envelhecimento acelerado. Reabilitações protéticas são abordagens preferenciais para o seu tratamento. Uma das manifestações patológicas do envelhecimento que compartilha algumas características com perda dentária e prediz resultados similares é a Síndrome da Fragilidade, que caracteriza os idosos mais debilitados e vulneráveis como pré- frágeis e frágeis. Entretanto, a sua relação em residentes de instituições de longa permanência permanece incerta. Objetivo: Avaliar a relação entre uso de prótese total e síndrome da fragilidade em idosos institucionalizados. Métodos: Tratou-se de um estudo transversal, com 69 idosos institucionalizados na cidade de João Pessoa-PB, Brasil. Foram utilizados formulário para avaliar a saúde bucal, condição protética e testes específicos para as variáveis do fenótipo de fragilidade. Na análise estatística foram aplicados teste t de Student e teste Qui Quadrado. Resultados: A amostra foi caracterizada pelo predomínio de frágeis (49,3%), usuários de prótese total (50,7%) mulheres (62,3%), solteiros (50,7%) e média de idade de 77,13 (±7,55). Os idosos pré- frágeis e frágeis apresentaram maior prevalência de edentulismo e de uso de prótese total (56,3% e 39,4%, respectivamente), contudo, não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos (p=0,05). Conclusão: Desta forma, o uso de prótese total não influenciou a fragilidade em idosos institucionalizados.
Descrição: NÓBREGA, P. V. de N. Uso de prótese total e síndrome da fragilidade em idosos institucionalizados. 2011. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/224
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Vidal de Negreiros Nóbrega.pdfPatrícia Vidal de Negreiros Nóbrega1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.