Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22411
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Sara Samirys Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-13T20:20:23Z | - |
dc.date.available | 2020-11-13T20:20:23Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22411 | - |
dc.description | SOUSA, S.S.M. A importância do estágio para a geografia escolar: uma análise das implicações do estágio para a formação do professor .42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar as experiências vivenciadas durante os estágios supervisionados realizados pela autora e documentadas em três relatórios anteriormente elaborados, pontuando questões de relevância para o ensino da Geografia, como o cenário deste ensino na cidade de Campina Grande, a importância do estágio na formação acadêmica do professor, o nível de desenvolvimento dos alunos, o interesse dos alunos na disciplina, as ferramentas e metodologias utilizadas pelos professores das escolas participantes e os resultados obtidos em cada uma das realidades analisadas. Dessa forma o presente trabalho objetiva analisar a vivência em quatro escolas da cidade de Campina Grande, a Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, a Escola Estadual Clementino Procópio, a Escola Municipal Padre Antonino e a Escola Estadual Poeta Carlos Drummond de Andrade. Tais Estágios foram desenvolvidos através de observação (Estágio Supervisionado I) e regência no Ensino Fundamental e Médio (Estágios Supervisionados II e III, respectivamente). Com o trabalho foi possível realizar uma análise a respeito das questões levantadas, sobre como o estágio se mostra crucial para a formação do professor, a importância da capacidade de adaptação do professor frente a realidades diferentes e em como o papel do professor, em despertar o pensamento crítico a respeito do meio em que os alunos estão inseridos, não é cumprido na sua totalidade. Assim, o trabalho aqui presente destaca estes pontos e demonstra a importância do estágio na formação do professor, bem como a necessidade de um aprimoramento no ensino da Geografia, tanto para garantir a absorção dos conteúdos por parte dos alunos, como para garantir que a Geografia cumpra seu principal papel, o de formação de pensamento crítico sobre o meio, permitindo aos alunos uma visão crítica e inteirada sobre o meio que habitam. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Ensino em geografia | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Pensamento critico | pt_BR |
dc.title | A importância do estágio para a geografia escolar: uma análise das implicações do estágio para a formação do professor de geografia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - SARA SAMIRYS MONTEIRO SOUSA.pdf | 1.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.