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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22433
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Weslley Correia Francelino da | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T15:11:00Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T15:11:00Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.86 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22433 | - |
dc.description | SILVA, Weslley Correia Francelino da. Da senzala à sala de aula: a Cultura africana e Afro Brasileira na Educação Física. 2019. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Quando nos debruçamos na temática da cultura afro-brasileira e na invasão portuguesa ao território brasileiro, usurpada pelo termo “descobrimento do Brasil”, entramos numa área bastante delicada para a história étnica brasileira. Assim decidimos, a partir das dificuldades em abordar os temas da cultura afro nas escolas, discutir, dentro das aulas de Educação Física no estágio supervisionado III e IV referente as turmas do nível Fundamental II e Médio, as contribuições africanas nos processos de construções sociais, históricos e filosóficos na formação da nossa sociedade, dentro de um projeto político-pedagógico pautado no discurso afro centrado. Visando à valorização desta cultura no processo educativo foi criada a Lei 10.639, lei esta que estabelece a obrigatoriedade do ensino da abordagem histórica e cultural afro-brasileira no currículo escolar. Porém, mesmo estabelecido por lei, esta temática não é abordada ou, por muitas vezes, é realizada de forma fragmentada, apenas em datas comemorativas e não de forma sistematizada. Diante disto, este trabalho objetivou descrever e discutir a vivência e a utilização de temáticas da cultura africanas e afro-brasileiras nas aulas de Educação Física nos estágios supervisionado III e IV, assim como identificar e analisar estratégias pedagógicas favoráveis, ou não favoráveis, na abordagem das temáticas africanas e afro-brasileiras na EF escolar. Esta experiência de ensino mostrou que é possível trabalhar com os conteúdos africanos e afro brasileiros na escola, contribuindo na afirmação da identidade étnica dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Eduardo Ribeiro Dantas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Física escolar | pt_BR |
dc.subject | Cultura Africana | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.title | Da senzala à sala de aula: a Cultura africana e Afro Brasileira na Educação Física | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
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