Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22449
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Torres, Daniel Douglas Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-25T22:35:02Z | - |
dc.date.available | 2020-11-25T22:35:02Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22449 | - |
dc.description | TORRES, D. D. A. Ensino de equações algébricas através da resolução de problemas. 2020. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo principal analisar o processo de ensino de álgebra em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental através da Resolução de Problemas. A pesquisa foi desenvolvida durante o Estágio Supervisionado III. A partir da experiência no estágio percebemos que os alunos tinham muitas dúvidas em relação ao conteúdo de álgebra. Partindo desse ponto, decidimos desenvolver uma experiência com a Resolução de Problemas para verificar se seria viável aplica-la na prática. Nossa questão de pesquisa foi: que condições ou restrições o professor encontra para trabalhar álgebra em turma de 7º ano do Ensino Fundamental, a partir da metodologia da Resolução de Problemas? Para fundamentar a pesquisas usamos os textos de Polya (1995), Onuchic (1999), Lins e Gimenez (1997), dentre outros. Com uma abordagem qualitativa a pesquisa foi dividida em três etapas: 1. Estudo e preparação da intervenção; 2. Aplicação da intervenção; 3. Análise dos dados coletados. De modo geral, a experiência mostrou que o trabalho com a Resolução de Problemas é capaz de motivar os alunos. No início eles sentem dificuldades, porém o professor pode contornar essas dificuldades apoiando os alunos no processo. Vivenciamos todas as fases da Resolução de Problemas previstas na teoria, o que mostra que é possível trabalhar com a Resolução de Problemas na prática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. José Luiz Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Equações de 1° Grau | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado (Curso de Matemática) | pt_BR |
dc.title | Ensino de equações algébricas através da resolução de problemas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Daniel Douglas Alves de Torres.pdf | PDF - Daniel Douglas Alves de Torres | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito.pdf | PDF - Termo de Depósito | 611.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.