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dc.contributor.authorSantos, Katielli Costa dos-
dc.date.accessioned2020-11-27T00:03:25Z-
dc.date.available2020-11-27T00:03:25Z-
dc.date.issued2020-11-26-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22455-
dc.descriptionSANTOS, K. C. Álgebra escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: reflexão sobre praxeologias no livro didático. 2020. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo analisar as condições e restrições para difusão dos saberes da álgebra como um saber a ensinar no livro didático do 1º Ano do Ensino Fundamental adotado pela Rede Municipal de Ensino de Serra Branca – PB. Nossa análise foi realizada à luz da Teoria Antropológica do Didático, que nos permitiu, a partir da análise praxeológica, compreender como a álgebra se apresenta nessa etapa da Educação Básica. Nossa questão norteadora foi: que praxeologias matemáticas e didáticas têm sido organizadas para que a álgebra escolar e seus objetos sejam ensinados no livro didático do 1º Ano do Ensino Fundamental adotado pela Rede Municipal de Ensino de Serra Branca-PB? O nosso trabalho foi dividido em três etapas, na primeira etapa buscamos compreender o discurso da noosfera, representado pela BNCC e pela Proposta Curricular do Estado da Paraíba sobre os conteúdos, habilidades e orientações metodológicas para o ensino da álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na segunda etapa foi realizado a análise praxeológica do livro didático adotado pela Rede Municipal de Ensino. Na terceira etapa fizemos análise comparativa entre o discurso institucional das orientações curriculares e as praxeologias presentes no livro didático analisado. A nossa pesquisa é qualitativa segundo Fiorentini e Lorenzato (2009), caraterizada como análise documental. Durante a análise percebemos que o livro didático adotado pela Rede Municipal de Ensino de Serra Branca apresenta condições para trabalhar com o pensamento algébrico e segue as recomendações dos documentos oficiais analisados. No entanto, percebemos que os tipos de tarefas identificadas com potencial para trabalhar o pensamento algébrico não são apresentados de forma explicita, nem há recomendações para que o professor possa aproveitar o potencial desses tipos de tarefas para trabalhar com o pensamento algébrico.pt_BR
dc.description.sponsorshipProf. Dr. José Luiz Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTeoria Antropológica do Didático (TAD)pt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPraxeologiapt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.titleÁlgebra escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: reflexão sobre praxeologias no livro didáticopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

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