Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22458
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Roberto Rycelles da | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-27T14:04:36Z | - |
dc.date.available | 2020-11-27T14:04:36Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 419 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22458 | - |
dc.description | SILVA, R. R. da. A importância do ensino de Libras na Educação Básica. 2020. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Humanidades, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como tema a importância do ensino de Libras na Educação Básica apresentado como um possível componente curricular. Tem como objetivo geral refletir sobre a importância da inserção da Libras como componente curricular da Educação Básica para todos os estudantes. E como objetivos específicos: a) fazer um breve histórico sobre a educação do surdo ao longo do tempo até os dias atuais; b) explicar o que é Libras e como surgiu; c) destacar a importância do componente curricular para todos os alunos da Educação Básica; d) a inclusão de Libras como componente curricular para alunos ouvintes e não ouvintes; e e) listar quais as dificuldades os professores, pais, alunos e todos os envolvidos podem vir a encontrar no caso de implantação nas escolas de ensino básico da educação bilíngue. O estudo é de natureza qualitativa e foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica buscando relacionar o contexto histórico de cada período desde o início da luta por uma língua própria até os dias atuais, apontando retrocessos e avanços ocorridos, buscando sempre compreender como tais eventos e acontecimentos tiveram e têm importância para a história ao longo de vários séculos. Para tanto, foram consultados vários autores a respeito do tema como: Pereira (2008), Gesser (2009), Strobel (2009), Lacerda (2011) e Silva (2012). Os resultados obtidos, por meio das leituras e análises, nos apontam para a importância de ter um ensino de Libras para todos os envolvidos no processo e também os benefícios que toda sociedade poderá vir a ter caso seja implantado em todas as escolas e ainda nos mostra que as dificuldades para se tornar realidade são inúmeras, porém valerá lutar por essa inclusão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Débora Regina Fernandes Benício | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Componente Curricular | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.title | A importância do ensino de Libras na Educação Básica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Roberto Rycelles da Silva.pdf | PDF - Roberto Rycelles da Silva | 374.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 1.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.