Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22461
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCirilo, Fernanda Ferreira-
dc.date.accessioned2020-11-27T14:21:37Z-
dc.date.available2020-11-27T14:21:37Z-
dc.date.issued2020-10-28-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22461-
dc.descriptionCIRILO, F. F. As contribuições da sala de Atendimento Educacional Especializado para o processo de aprendizagem das crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. 2020. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO Atendimento Educacional Especializado é um importante instrumento de promoção da acessibilidade do público-alvo da Educação Especial no país. O presente estudo teve como objetivo investigar as contribuições do Atendimento Educacional Especializado-AEE, no Grupo Escolar Municipal José Barbosa de Lucena, pertencente ao município de Alagoinha-PB, focando no processo de ensino desenvolvido pela professora do AEE. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa em educação, que utilizou como técnicas o estudo de caso, a pesquisa bibliográfica e documental, bem como outros instrumentos de coleta de dados, tais como a observação e aplicação de um questionário. Como base teórica, foram consultados os seguintes autores: Furlan (2014); Freitas e Garcia (2014); Mazzotta (2005); Mantoan (2002); Lima (2006), entre outros. Os resultados revelam que as práticas desenvolvidas pela professora do AEE tiveram considerável relevância para o acompanhamento de muitos alunos que conseguiram se desenvolver, porém, a falta de um auxiliar de sala, dificulta o processo de acompanhamento. De acordo com o aludido, a princípio, o AEE é muito importante para a inclusão e o desenvolvimento escolar do aluno com deficiência.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Débora Regina Fernandes Beníciopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectProcesso de ensinopt_BR
dc.titleAs contribuições da sala de atendimento educacional especializado para o processo de aprendizagem das crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Ferreira CiriloPDF - Fernanda Ferreira Cirilo646.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito364.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.