Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22461
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cirilo, Fernanda Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-27T14:21:37Z | - |
dc.date.available | 2020-11-27T14:21:37Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22461 | - |
dc.description | CIRILO, F. F. As contribuições da sala de Atendimento Educacional Especializado para o processo de aprendizagem das crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. 2020. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Atendimento Educacional Especializado é um importante instrumento de promoção da acessibilidade do público-alvo da Educação Especial no país. O presente estudo teve como objetivo investigar as contribuições do Atendimento Educacional Especializado-AEE, no Grupo Escolar Municipal José Barbosa de Lucena, pertencente ao município de Alagoinha-PB, focando no processo de ensino desenvolvido pela professora do AEE. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa em educação, que utilizou como técnicas o estudo de caso, a pesquisa bibliográfica e documental, bem como outros instrumentos de coleta de dados, tais como a observação e aplicação de um questionário. Como base teórica, foram consultados os seguintes autores: Furlan (2014); Freitas e Garcia (2014); Mazzotta (2005); Mantoan (2002); Lima (2006), entre outros. Os resultados revelam que as práticas desenvolvidas pela professora do AEE tiveram considerável relevância para o acompanhamento de muitos alunos que conseguiram se desenvolver, porém, a falta de um auxiliar de sala, dificulta o processo de acompanhamento. De acordo com o aludido, a princípio, o AEE é muito importante para a inclusão e o desenvolvimento escolar do aluno com deficiência. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Débora Regina Fernandes Benício | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino | pt_BR |
dc.title | As contribuições da sala de atendimento educacional especializado para o processo de aprendizagem das crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Fernanda Ferreira Cirilo | PDF - Fernanda Ferreira Cirilo | 646.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 364.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.