Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2247
Título: Eventos toxicológicos relacionados a medicamentos, domissanitários e agrotóxicos em um município paraibano
Autor(es): Cardoso, Talita Nunes
Palavras-chave: Intoxicação
Medicamentos
Toxicologia
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: As intoxicações são uma das principais causas de atendimento de emergência nos hospitais, tanto as acidentais como as tentativas de assassinato ou autoextermínio, sendo, portanto, um problema de interesse de saúde pública. Na maioria dos casos, são pessoas saudáveis que por entrar em contato com o agente tóxico, manifestam sinais e sintomas decorrentes da interação da substância com o organismo, alterando a homeostase do indivíduo. Este trabalho teve como objetivo avaliar o perfil epidemiológico dos casos de intoxicações relacionadas a medicamentos, domissanitários e agrotóxicos notificados pelo Centro de assistência e Informação Toxicológica de Campina Grande (Ceatox-CG) no ano de 2012. Trata-se de um estudo documental, transversal com abordagem quantitativa. Dentre os agentes tóxicos o mais prevalente foi os medicamentos. Houve uma predominância de indivíduos do gênero feminino e maior prevalência na faixa etária de 0 a 10 anos. A circunstância predominante de exposição entre as crianças foi a de caráter acidental. Houve baixo índice de mortalidade com significativa morbidade. Assim, os Centros de Informação e Assistência toxicológica são importante como fonte de informação dos dados epidemiológicos de uma região, podendo desta forma, direcionar as ações voltadas para estratégias preventivas e programas educativos.
Descrição: CARDOSO, T. N. Eventos toxicológicos relacionados a medicamentos, domissanitários e agrotóxicos em um município paraibano. 2013. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2247
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Talita Nunes Cardoso.pdfTalita Nunes Cardoso803.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.