Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2248
Título: Produção de biossurfactante por Serratia Marcescens UCP 1549 utilizando resíduos industriais e substratos de baixo custo
Autor(es): Salgado, Jaqueline Pereira
Palavras-chave: Biossurfactantes
Potencial biotecnológico
Resíduos oleosos
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: Com o crescimento industrial, há uma tendência em aumentar a poluição devido aos efluentes gerados por esta, aos quais incluem o petróleo e seus derivados, favorecendo o aumento dos resíduos oleosos emitidos. Assim, os estudos dos microrganismos capazes de remediar estes impactos estão crescentes, pois estes são biodegradáveis e não são tóxicos. Os biossurfactantes constituem uma das principais classes de surfactantes naturais produzidos por microrganismos, classificados de acordo com sua composição química ou origem microbiológica. No presente trabalho, analisou-se a capacidade de emulsificação e de redução de tensão superficial do biossurfactante produzido pela bactéria Serratia marcescens UCP 1549 em meio contendo, manipueira, glicose e óleo vegetal. A bactéria foi obtida junto ao Banco de Culturas do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais da Universidade Católica de Pernambuco. De acordo com o planejamento fatorial proposto, os meios foram formulados e utilizados para a produção do biossurfactante e incubados à 28ºC a 155rpm, durante 72h. O biossurfactante produzido foi avaliado pelas medidas de tensão superficial, índice e atividade de emulsificação utilizando substratos hidrofóbicos (óleo pós-fritura, de coco e dendê). Os melhores resultados de tensão superficial, índice e atividade de emulsificação foram observados na utilização do óleo pós-fritura. Os valores foram de 87,5 a 100% e variação entre 1,7 a 5,0 UEA para índice e atividade de emulsificação respectivamente e redução da tensão superficial de 61,83% observado no ponto central do planejamento experimental. Os resultados apresentados mostram que a bactéria Serratia marcescens UCP 1549 foi capaz de produzir um biossurfactante com capacidades emulsificantes e tensioativas nas condições estudadas com aplicação em processos industriais e ambientais.
Descrição: SALGADO, J. P. Produção de biossurfactante por Serratia Marcescens UCP 1549 utilizando resíduos industriais e substratos de baixo custo. 2013. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2248
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaqueline Pereira Salgado.pdfJaqueline Pereira Salgado1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.