Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22495
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Maciel, Mateus de Moura | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-01T00:19:22Z | - |
dc.date.available | 2020-12-01T00:19:22Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22495 | - |
dc.description | MACIEL, M. M. O uso da calculadora no ensino de matemática: análise praxeológica em livros didáticos nos anos finais do Ensino Fundamental. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo central analisar o ambiente praxeológico para o uso da calculadora em livros didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Análise praxeológica é uma ferramenta da Teoria Antropológica do Didático (TAD) que está inserida no seio da Didática da Matemática. A TAD permite o estudo das práticas institucionais por meio dessas praxeologias. Em nosso trabalho buscamos compreender as condições e restrições para uso da calculadora, tendo como cenário o livro didático, além disso, verificamos como a calculadora é destacada enquanto recurso nos documentos oficiais que tratam do currículo de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A nossa pesquisa é de cunho qualitativo, conforme Fiorentini e Lorenzato (2009), sendo tipificada como estudo exploratório e documental. O nosso trabalho foi dividido em três etapas, na primeira buscamos pesquisas em Educação Matemática sobre o uso da calculadora e analisamos documentos oficinais como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Orientações Curriculares Nacionais (OCN) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na segunda etapa, analisamos os livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, em busca de atividades que possuem a calculadora como suporte tecnológico e exploramos o ambiente praxeológico nessas questões. Na terceira etapa, descrevemos as categorias utilizadas para identificar as questões analisadas. Durante a análise, percebemos que os livros didáticos estão de acordo com os documentos institucionais, porém, ao explorar as praxeologias, percebemos que a quantidade de questões e organizações praxeológicas matemáticas e didáticas inseridas no livro não são suficientes para estimular a utilização da calculadora como recurso tecnológico na sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Prof. Dr. José Luiz Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Praxeologia | pt_BR |
dc.subject | Teoria Antropológica do Didático (TAD) | pt_BR |
dc.subject | Calculadora | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) | pt_BR |
dc.title | O uso da calculadora no ensino de matemática: análise praxeológica em livros didáticos nos anos finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Mateus de Moura Maciel.pdf | PDF - Mateus de Moura Maciel | 2.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 1.59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.