Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaciel, Mateus de Moura-
dc.date.accessioned2020-12-01T00:19:22Z-
dc.date.available2020-12-01T00:19:22Z-
dc.date.issued2020-11-26-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22495-
dc.descriptionMACIEL, M. M. O uso da calculadora no ensino de matemática: análise praxeológica em livros didáticos nos anos finais do Ensino Fundamental. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo central analisar o ambiente praxeológico para o uso da calculadora em livros didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Análise praxeológica é uma ferramenta da Teoria Antropológica do Didático (TAD) que está inserida no seio da Didática da Matemática. A TAD permite o estudo das práticas institucionais por meio dessas praxeologias. Em nosso trabalho buscamos compreender as condições e restrições para uso da calculadora, tendo como cenário o livro didático, além disso, verificamos como a calculadora é destacada enquanto recurso nos documentos oficiais que tratam do currículo de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A nossa pesquisa é de cunho qualitativo, conforme Fiorentini e Lorenzato (2009), sendo tipificada como estudo exploratório e documental. O nosso trabalho foi dividido em três etapas, na primeira buscamos pesquisas em Educação Matemática sobre o uso da calculadora e analisamos documentos oficinais como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Orientações Curriculares Nacionais (OCN) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na segunda etapa, analisamos os livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, em busca de atividades que possuem a calculadora como suporte tecnológico e exploramos o ambiente praxeológico nessas questões. Na terceira etapa, descrevemos as categorias utilizadas para identificar as questões analisadas. Durante a análise, percebemos que os livros didáticos estão de acordo com os documentos institucionais, porém, ao explorar as praxeologias, percebemos que a quantidade de questões e organizações praxeológicas matemáticas e didáticas inseridas no livro não são suficientes para estimular a utilização da calculadora como recurso tecnológico na sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipProf. Dr. José Luiz Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPraxeologiapt_BR
dc.subjectTeoria Antropológica do Didático (TAD)pt_BR
dc.subjectCalculadorapt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação (TIC)pt_BR
dc.titleO uso da calculadora no ensino de matemática: análise praxeológica em livros didáticos nos anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mateus de Moura Maciel.pdfPDF - Mateus de Moura Maciel2.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.