Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2251
Título: Sustentabilidade socioambiental dos sistemas de dessalinização de águas salobras implantados no município de Boa Vista na região semiarida da Paraíba
Autor(es): Alves, Isaura Macedo
Palavras-chave: Estiagem
Sustentabilidade
Qualidade da água
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: O município de Boa Vista localizado no Semiárido da Paraíba, apresenta os problemas característicos da maioria das pequenas comunidades do interior nordestino, sofrendo com longos períodos de estiagem, que comprometem a distribuição de água de qualidade para a população em especial nas comunidades rurais. O estudo foi realizado em 03 (três) comunidades do município de Boa Vista onde a fonte de água disponível em quantidade suficiente para atender toda comunidade durante todo o ano sem intermitência é a água subterrânea, a qual apresenta concentração elevada de sais dissolvidos acima do permitido pelos padrões de potabilidade. A presença de equipamentos de dessalinização por osmose inversa ameniza a carência de água potável, mas contribui com um novo problema, representado pelo despejo dos rejeitos altamente salinos, que contribuem para a desertificação e a erosão nas áreas onde tais resíduos são descartados de forma inadequada. O referido trabalho visa estabelecer uma conscientização socioambiental da comunidade através de um aprofundamento do conhecimento tanto ao uso dos sistemas de dessalinização para a promoção permanente do acesso à água de qualidade, quanto para o aproveitamento sustentável do rejeito. A pesquisa foi desenvolvida em etapas: no primeiro momento, foram avaliadas as condições operacionais do processo de dessalinização; em seguida, foram aplicados questionários com a intenção de avaliar o conhecimento dos moradores das comunidades quanto aos efeitos nocivos causados ao solo com o despejo continuo do rejeito líquido da dessalinização. Na etapa seguinte, foram coletadas amostras de águas consumidas pelos moradores das comunidades para efetuar análises bacteriológicas. Os parâmetros de qualidade utilizados foram baseados nos padrões microbiológicos conforme a Portaria nº 2914 do Ministério da Saúde. A partir dos resultados foi verificado contaminação por E.coliem 73,3% nas amostras de água para as três comunidades. Assim, pode-se concluir de acordo com os resultados obtidos que há necessidade de orientar as comunidades a cerca do perigo e problemas que as águas contaminadas podem trazer para a população. Com esta finalidade, foram elaboradas e distribuídas cartilhas informativas, buscando-se conscientizar as comunidades quanto aos benefícios das técnicas de uso do rejeito, visto que estes podem gerar renda sem causar danos ao meio ambiente. Bem como, a orientação sobre as boas práticas domésticas para preservação das águas, visando minimizar os riscos as doenças de veiculação hídricas em virtude do mau armazenamento nas residências. Desta forma, procurou-se intensificar as atividades nas comunidades rurais de forma sustentável e melhores a qualidade de vida da população e evitando assim êxodo rural.
Descrição: ALVES, I. M. Sustentabilidade Socioambiental dos sistemas de dessalinização de águas salobras implantados no Município de Boa Vista na região Semiárida da Paraíba. 2013. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2251
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isaura Macedo Alves.pdfIsaura Macedo Alves2.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.