Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22521
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Tailda da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-02T14:17:03Z | - |
dc.date.available | 2020-12-02T14:17:03Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 419 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22521 | - |
dc.description | SILVA, T. da C. O uso do vídeo como recurso pedagógico para o ensino de Libras como língua adicional. 2020. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho versará sobre o vídeo como recurso pedagógico para o ensino de Libras como L2, ou seja, como segunda língua para os alunos ouvintes, proporcionando uma aproximação entre os surdos e ouvintes, através da língua em estudo. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso do recurso tecnológico vídeo como uma ferramenta metodológica para o ensino de Libras como língua adicional para o aluno ouvinte. Enfatizamos, sobre a importância da Libras para formação dos futuros professores, mostrando que ter acesso a L2 proporciona o conhecimento da língua e sua cultura, como também um olhar inclusivo no âmbito educacional. Todavia, nossa abordagem foi de cunho qualitativo com aplicação de um questionário destinado a três alunos do curso de letras português. Deste modo, este trabalho utilizou autores que estudam essa linhagem, como Lebedeff e Santos (2014), Moran (1995), Silva (2009), Strobel (2008), entre outros. Com base nas respostas obtidas dos três discentes, é fundamental a Libras nos cursos de licenciatura, pois através deste componente, os alunos conhecem a história, cultura e os desafios enfrentados pelo surdo e percebem a necessidade de contribuir para uma educação mais inclusiva. Neste viés, o recurso vídeo auxilia no processo de aprendizagem da língua, despertando o interesse, facilitando a memorização dos sinais e envolvendo o sujeito, ou seja, aproximando-o da L2. Portanto, através deste estudo foi possível proporcionar uma reflexão sobre a inclusão do surdo no ambiente escolar e a relevância da Libras para a formação do professor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Aline de Fátima da Silva Araújo Frutuoso | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Vídeo | pt_BR |
dc.subject | Ouvinte | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Libras | pt_BR |
dc.title | O uso do vídeo como recurso pedagógico para o ensino de Libras como língua adicional | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Tailda da Costa Silva | PDF - Tailda da Costa Silva | 662.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 1.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.