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dc.contributor.authorFurtado, Joanna Emilia Araújo dos Santos-
dc.date.accessioned2013-11-05T14:50:29Z-
dc.date.available2013-11-05T14:50:29Z-
dc.date.issued2013-11-05-
dc.identifier.otherCDD 617.601-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2253-
dc.descriptionFURTADO, J. E. A. dos S. Percepção da Importância de saúde bucal pelos estudantes de Odontologia. 2012. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractÉ reconhecido que a transmissão de conhecimentos sobre hábitos alimentares e de higiene do profissional para o paciente é um fator importante na prevenção de doenças bucais. São poucos os estudos que avaliam a base das orientações de higiene bucal transmitidas pelo aluno/futuro profissional para seus pacientes e o grau de importância que o aluno atribui a estas. Diante disso, os objetivos deste estudo foram avaliar o conhecimento de procedimentos de saúde bucal e a percepção da importância destes pelos estudantes dos vários períodos do curso de Odontologia da UEPB/Campina Grande, bem como observar o impacto e as mudanças sobre as condutas clínicas do futuro profissional diante dos pacientes por eles atendidos nas clínicas da referida universidade. Foi realizado um estudo transversal com 169 alunos, os quais responderam um formulário contendo perguntas relacionadas ao conhecimento, percepção da importância, práticas e mudanças de comportamento quanto à higiene bucal. A possível existência de diferenças significativas (p<0,05) ou correlações (r ou rpb≠0) entre as variáveis estudadas foram analisadas através dos testes estatísticos Quiquadrado, correlações de Pearson e Point bisserial. Todos os participantes admitiram como importante ou muito importante o conhecimento sobre Saúde/higiene bucal. A maioria (59,20%) considera satisfatória a abordagem sobre orientação e condutas clínicas relacionadas à motivação. A maioria dos participantes considerou muito importante a orientação do paciente (96,34%); apesar disso, 20,30% destes afirmaram não realizá-la durante a primeira consulta. Os resultados evidenciaram correlações significativas de aquisição de conhecimento na graduação e cursos, palestras, simpósios ou congressos, sugerindo que a medida que os períodos avançam estes assumem maior importância. Quanto à etiologia de certas patologias, a maior frequência de acertos está representada por alunos de períodos mais avançados, com médias entre 5,56 e 6,12. Observou-se que 77,5% relatou mudança nos hábitos de higiene bucal, contra 22,5% que disseram não ter tido mudança. Os instrumentos de higiene utilizados com maior frequência foram anti-séptico, dentifrício, escova macia e fio dental. Há a necessidade premente de novas pesquisas para que se conheça o perfil de formação e a percepção dos estudantes sobre esta temática.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Carlos Frederico de Moraes Sarmentopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHigiene bucalpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.titlePercepção da importância de saúde bucal pelos estudantes de Odontologiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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