Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2254
Título: Úlceras crônicas de membros inferiores: avaliação e tratamento
Autor(es): Leite, Carla Carolina da Silva
Palavras-chave: Assistência de enfermagem
Curativos
Feridas
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: As úlceras crônicas de membros inferiores são consideradas feridas complexas de difícil cicatrização, sua etiologia está associada a distúrbios circulatórios. Caracterizam-se por ser incapacitantes, reduzindo assim a qualidade de vida. Avaliar as úlceras de membros inferiores como também as principais medidas assistenciais dispensadas pela enfermagem no tratamento dessas lesões. As úlceras venosas encontram-se relacionadas à incompetência valvular, seu tratamento inclui a compressão do membro. As úlceras arteriais têm como principal etiologia a obstrução do fluxo sanguíneo, o tratamento visa a reversão do quadro. Tratou-se de um estudo exploratório-descritivo, retrospectivo de abordagem quantitativa. Foram analisados 112 prontuários, dos pacientes atendidos no período de junho de 2011 a dezembro de 2012. Estes foram tabelados e analisados por meio da estatística descritiva (distribuição absoluta e percentual), utilizou-se o software estatístico SPSS, versão 17.0, para armazenar e codificar os dados. Quanto à classificação as úlceras venosas se apresentaram em maior número, seguido das arteriais. Verificou-se uma maior incidência de úlceras nos pacientes da terceira idade. Sendo o sedentarismo o fator de risco predominante seguido pelo ex-tabagismo e ex-etilismo. Como principal medida assistencial para úlceras venosas tem-se a compressão dos membros inferiores e para as arteriais a revascularização, sendo indicado o aquecimento do membro visando reduzir a vasoconstricção. Os curativos visam a cicatrização precoce. A assistência ao paciente deve ser realizada por profissional capacitado que detenha o conhecimento acerca dos produtos, de forma a realizar uma avaliação efetiva da ferida.
Descrição: LEITE, C. C. da S. Úlceras crônicas de membros inferiores: avaliação e tratamento. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2254
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carla Carolina da Silva Leite.pdfCarla Carolina da Silva Leite612.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.