Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22554
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Wanessa Juliana Alves-
dc.date.accessioned2020-12-04T02:57:33Z-
dc.date.available2020-12-04T02:57:33Z-
dc.date.issued2020-11-23-
dc.identifier.otherCDD 371.82-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22554-
dc.descriptionLIMA, W. J. A. O universo representativo das histórias em quadrinhos na educação indígena. 2020. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo refletir sobre o universo representativo das histórias em quadrinhos indígenas e sua relevância para a educação escolar. Apresentamos à seguinte indagação: como o universo representativo das histórias em quadrinhos podem contribuir para a Educação Indígena? Consideramos que a utilização desse recurso didático possa trazer um aporte na sala de aula indígena, levando em conta as questões indentidárias que podem ser encontradas nos quadrinhos, o incentivo e a apreciação a leitura desde cedo. A metodologia utilizada na pesquisa concebe-se como qualitativa em educação, inicialmente exploratória e posteriormente bibliográfica, neste sentindo, apresentamos como referencial teórico autores/as que tratam da importância das histórias em quadrinhos indígenas e suas representatividades tais como:Sérgio Macedo (2014), Alex Guenther (2010), Simm e Boni (2011), Charaudeau (2006)e os quadrinhos como um todo na educação que foram ressaltados através de Laudo Ferreira (2015), Sonia Bibe Luyten (1984), Ribeiro (2003) e Vergueiro (2010). A pesquisa aponta que o mundo representativo das histórias em quadrinhos tem grande valia para se trabalhar na sala de aula, uma vez que por seu conteúdo abranger várias áreas de aspectos culturais, traz um reconhecimento no ato de se tratar e trabalhar com a identidade do aluno. Uma dificuldade que pode ser encontrada é vista através da falta de materiais que contemplem tais ações e a busca por mais informações dos docentes para se trabalhar quadrinhos na sala de aula. Embora seja um recurso didático complementar, ainda pouco explorado, é notório a importância de falar de buscar envolver HQs culturais na classe indígena.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Lívia Maria Serafim Duarte Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhopt_BR
dc.subjectUniverso representativopt_BR
dc.subjectEducação Indígenapt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.titleO universo representativo das histórias em quadrinhos na educação indígenapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Wanessa Juliana Alves LimaPDF- Wanessa Juliana Alves Lima3.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito184.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.