Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2256
Título: Proposta de implantação de um sistema de lagoas de estabilização conjugadas no tratamento de esgoto para fins de reuso em aquicultura e agricultura da cidade de Tavares/PB
Autor(es): Ribeiro, José Ítalo Carneiro
Palavras-chave: Águas residuárias
Tratamento de esgoto
Sustentabilidade ambiental
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: Este trabalho baseia-se no conceito de desenvolvimento sócio econômico e sustentabilidade ambiental com proposta de implantação de um sistema de tratamento de esgoto doméstico, integrado com a reutilização do efluente tratado para a agricultura e aqüicultura para a cidade de Tavares, localizada no nordeste do Brasil na região do semi-árido da Paraíba, possuindo uma população de 14.103 habitantes no ultimo senso. A escolha de lagoas de estabilização como a tecnologia de tratamento foi influenciada pelas características do esgoto bruto, das condições climáticas prevalecentes de projeto e do tipo de reutilização proposto. Para o projeto de reutilização foram consideradas culturas adaptadas à região, como feijão, milho, e criação de peixes. A produção de tilápia foi considerada a melhor opção por causa da aqüicultura espécies versatilidade de adaptação e produtividade na região e seu valor de mercado. O sistema de lagoas compreende duas lagoas anaeróbias paralelas seguidas por duas lagoas facultativas em paralelo e, finalmente, duas lagoas de maturação em série. A escolha de duas lagoas anaeróbias em paralelo e duas piscinas facultativas secundárias foi baseada na simplificação do protocolo de manutenção e a resolução de qualquer avaria relacionada ao sistema. Este tipo de tratamento é considerado uma boa alternativa para essas regiões semi-áridas tropicais, uma vez que têm baixos custos de implantação, baixa demanda de energia e simplicidade de manutenção, importante em comunidades difusas e integrar-se bem com a agricultura local.
Descrição: RIBEIRO, J. Í. C. Proposta de implantação de um sistema de lagoas de estabilização conjugadas no tratamento de esgoto para fins de reuso em aquicultura e agricultura da cidade de Tavares/PB. 2013. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2256
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Ítalo Carneiro Ribeiro.pdfJosé Ítalo Carneiro Ribeiro1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.