Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2257
Título: Risco de acidentes em condutores de motocicleta que trabalham no transporte de passageiros no município de Campina Grande-PB
Autor(es): Gama, Bruno Dutra
Palavras-chave: Acidente de transito
Mototaxista
Epidemiologia
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: Introdução: Acidentes envolvendo motocicletas têm se tornado cada vez mais frequente. Aproximadamente 1,2 milhão de vitimas destes tipos de acidentes morrem por ano. Objetivo: Avaliar a prevalência de acidentes em condutores de motocicleta que trabalham no transporte de passageiros em município da região nordeste, nos anos 2012 e 2013. Método: Estudo transversal, analítico, prospectivo no qual foram entrevistados 271 mototaxistas, que responderam um questionário com os dados sócio-demográficos e questões sobre as circunstâncias da ocorrência de acidentes nos 12 meses anteriores ao estudo. Resultados: Todos os entrevistados eram do sexo masculino, com faixa etária predominante entre 36 a 45 anos(43.9%), casados (70.8%). 71.6% possuíam carteira de habilitação há dez anos ou mais. 26.2% sofreram acidente, o tipo mais frequente (54.9 %) foi a colisão com um automóvel, 76% tiveram o corpo afetado, 98.6% usavam capacete no momento do acidente e 42.2% necessitaram de hospitalização. Conclusão: O grupo pesquisado era masculino, apresentou faixa etária de adultos e com experiência em dirigir motocicletas, sendo a colisão com o automóvel o tipo mais frequente de acidente e quase a metade dos participantes apresentou absenteísmo por necessidade de internação hospitalar.
Descrição: GAMA, B. D. Risco de acidentes em condutores de motocicleta que trabalham no transporte de passageiros no município de Campina Grande-PB. 2013. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2257
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Dutra Gama.pdfBruno Dutra Gama1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.