Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2258
Título: Avaliação de PCR salivar em pacientes com doença renal crônica submetidos à hemodiálise
Autor(es): Leitão, Arlley de Sousa
Palavras-chave: Proteína C reativa
Doença renal
Saliva
Hemodiálise
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: Objetivos: Avaliar parâmetros sialoquímicos como cálcio, ureia, creatinina, proteína C reativa (PCR), amilase e fosfatase alcalina em pacientes com doença renal crônica submetidos à hemodiálise. Materiais e Métodos: Foram incluídos neste estudo 134 pacientes com doença renal crônica submetidos à hemodiálise, atendidos nos 04 hospitais de referência para o tratamento destes pacientes. Os dados clínicos dos pacientes foram coletados através de prontuário, já os parâmetros sialoquímicos foram obtidos pela coleta de saliva estimulada e, posteriormente, mensurados pela técnica da espectofotometria. Resultados: dos 134 pacientes avaliados observou-se que a maior parte era do sexo masculino (60%), localizava-se na faixa etária entre 41 e 60 anos (41,80%) e tinham um tempo de hemodiálise compreendido entre 2 e 5 anos (36,57%). Foi avaliada a presença de comorbidades onde as mais frequentes foram os distúrbios circulatórios (61,19%), nos parâmetros salivares fluxo não estimulado e estimulado as medianas obtidas foram 0,43 ml/min e 1,69 ml/min respectivamente, e pH com mediana de 8,1 e da capacidade tampão com média de 6,01. Ao analisar a relação dos parâmetros bioquímicos salivares creatinina, ureia, cálcio, amilase e fosfatase alcalina na saliva com a presença da PCR verificouse correlação estatisticamente significativa (p<0,05). Conclusão: Diante dos resultados encontrados, pode-se inferir que o quadro inflamatório sistêmico dos pacientes com DRC reflete na composição salivar e que a saliva pode ser utilizada como meio de diagnóstico não invasivo, para se analisar a presença de inflamação e os componentes de comprometimento renal nos pacientes hemodialíticos.
Descrição: LEITÃO, A. de S. Avaliação de PCR salivar em pacientes com doença renal crônica submetidos à hemodiálise. 2013. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2258
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arlley de Sousa Leitão.pdfArlley de Sousa Leitão523.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.