Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2259
Título: Estudo clínico e histopatológico de queilites actínicas
Autor(es): Bonfim, Antônio Carlos Evangelista de Araújo
Palavras-chave: Queilite
Histopatologia
Lesões pré-cancerosas
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: FUNDAMENTOS: A queilite actínica é uma lesão pré-cancerizável que acomete o lábio, tendo como principal fator causal a exposição prolongada e crônica aos raios solares. As alterações clínicas da lesão incluem eritema, ceratose, atrofia, erosão, crostas e fissuras, infiltração e margens mal definidas do vermelhão do lábio. O aspecto histopatológico varia desde uma hiperceratose até a displasia epitelial, que pode ser leve, moderada ou severa ou até um carcinoma in situ. OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo identificar as características clínicas e histopatológicas em uma série de 40 casos diagnosticados histopatologicamente como queilite actínica. MÉTODO: Este foi um estudo de campo observacional, transversal, retrospectivo e descritivo. Foram registrados dados a respeito da idade, gênero, ocupação, sintomatologia, histórico de exposição ao sol, uso de proteção solar, tabagismo, cor da pele, aspecto clínico e classificação histopatológica, os quais foram submetidos ao teste de Qui-Quadrado de Pearson, tendo como base os níveis de significância de 5% (p<0,05). RESULTADOS: Foi verificado que o gênero mais acometido foi o masculino, a faixa etária mais frequente foi entre a 50 e 60 anos, a ocupação mais presente foi a de agricultor e a cor da pele mais acometida foi a leucoderma. Da amostra, 85% apresentou histórico de exposição crônica ao sol, metade relatou uso de algum tipo de proteção e apenas 25% era tabagista. A principal apresentação clínica foi leucoplasia não ulcerada e no estudo histopatológico, as hiperceratoses se fizeram mais presentes. Não foi possível correlacionar o grau de alteração tecidual verificada no diagnóstico histopatológico com as variáveis clínicas estudadas (p=0,112), o que mostra a importância de um diagnóstico precoce desta lesão.
Descrição: BONFIM, A. C. E. de A. Estudo clínico e histopatológico de queilites actínicas. 2012. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2259
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Carlos Evangelista de Araújo Bonfim.pdfAntônio Carlos Evangelista de Araújo Bonfim473.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.