Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/226
Título: Avaliação do conhecimento sobre biossegurança em radiologia dos alunos do curso de Odontologia da UEPB
Autor(es): Brasileiro, Cícero Carlos Farias
Palavras-chave: Biossegurança
Radiologia
Odontologia
Data do documento: 19-Set-2012
Resumo: A adoção de táticas e técnicas, por meio do uso de soluções e barreiras, é de suma importância para o controle de infecção e proteção na clínica radiológica. OBJETIVO:Este trabalho objetivou aferir o conhecimento que os alunos de Odontologia da UEPB possuem a respeito da biossegurança relacionada ao controle de infecção e proteção da radiação ionizante aplicada na clínica de Radiologia. METODOLOGIA: Dentre 121 alunos do 3º ao 5º anos foram respondidos 88 questionários com respostas objetivas sobre o tema abordado. RESULTADOS: Mediante análise das respostas obtidas foi observado que 99% preocupam-se com a biossegurança, 77% não desinfetam o equipamento antes do uso, 22% não usam posicionador, 24% usam o método visual de processamento. CONCLUSÃO: Conclui-se que apesar da preocupação com a biossegurança que a maioria possui e do conhecimento adquirido eles não têm praticado os procedimentos de biossegurança como é recomendado. Quanto à proteção contra a radiação X foi observado que existe conhecimento e prática visando evitar efeitos biológicos nocivos ao operador e o paciente. Diante disto há uma necessidade urgente e constante de ter um protocolo de biossegurança principalmente no controle de infecção com intuito de nortear todo este processo educativo e conscientizado e evitar problemas futuros.
Descrição: BRASILEIRO, C. C. F. Avaliação do conhecimento sobre biossegurança em radiologia dos alunos do curso de Odontologia da UEPB. 2012. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/226
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cícero Carlos Farias Brasileiro.pdfCícero Carlos Farias Brasileiro465.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.