Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22622
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Sangela Lígia Camilo da | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-08T00:17:14Z | - |
dc.date.available | 2020-12-08T00:17:14Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 306.44 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22622 | - |
dc.description | SILVA, S. L. C. Interfaces entre a oralidade e a variação linguística: Uma proposta metodológica. 2020. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta pesquisa apresentamos uma proposta metodológica alicerçada na interface entre oralidade e variação linguística. Para um melhor desenvolvimento oral dos alunos, lançamos, primeiramente, um olhar em relação à temática da ansiedade que, em muitos casos, atua dificultando a expressão das falas desses indivíduos. Enfatizamos, ainda, o valor da variação linguística e o respeito da fala do outro para erradicar/diminuir o preconceito linguístico. Neste sentido, a presente monografia tem como objetivo geral apresentar uma proposta metodológica para alunos do 6° ano do ensino fundamental, envolvendo interfaces entre oralidade e variação linguística. Para atingir nosso propósito, no que diz respeito ao viés variacionista, fundamentamos nos preceitos de William Labov (2008), Marcos Bagno (1999, 2007, 2013, 2017), bem como Bortoni-Ricardo (2005). Em relação ao trabalho com a oralidade, destacamos: Marcushi e Dionísio (2007), Negreiro e Vitorino (2019). Pontuamos, também, os autores Cury (2013), Muniz e Fernandes (2016) e Silva (2011) que contribuíram para a condução da abordagem sobre a ansiedade. Metodologicamente, nossa pesquisa tem abordagem qualitativa e é de caráter descritivo-interpretativo. Os resultados revelam que esse estudo é uma ferramenta alternativa para os docentes de língua portuguesa que estão preocupados com a difusão da oralidade como instrumento de empoderamento linguístico e a melhoria do ensino da variação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Iara Ferreira de Melo Martins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Ansiedade | pt_BR |
dc.subject | Variação linguística | pt_BR |
dc.subject | Preconceito linguístico | pt_BR |
dc.title | Interfaces entre a oralidade e a variação linguística: Uma proposta metodológica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Sangela Lígia Camilo da Silva | PDF - Sangela Lígia Camilo da Silva | 913.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 164.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.