Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22637
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Plácido, Edna Mércia Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-08T19:25:24Z | - |
dc.date.available | 2020-12-08T19:25:24Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 863 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22637 | - |
dc.description | PLÁCIDO, E. M. B. O realismo maravilhoso como aporte para a representação do autoritarismo em A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende e Incidente em Antares, de Erico Veríssimo. 2020. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho pauta-se na nova narrativa latino-americana do século XX, focalizando as questões que permeiam o boom e o poosboom, o realismo maravilhoso e suas relações com o autoritarismo. Escolhemos para análise os romances Incidente em Antares de Érico Veríssimo e A casa dos Espíritos, de Isabel Allende, com o intuito de resolver a seguinte problemática: De que maneira o realismo maravilhoso colabora para a representação de períodos ditatoriais nos romances latino-americanos? Para tanto nosso objetivo geral foi: Identificar de que maneira o realismo maravilhoso colabora para a representação de períodos ditatoriais nos romances Incidente em Antares, de Erico Veríssimo e A casa dos Espíritos, de Isabel Allende. Para a abordagem do “realismo maravilhoso”, adotamos a perspectiva de Irlemar Chiampi (2012) que se opõe ao estudo das narrativas latino-americanas sob o viés do “realismo mágico”. Nesse sentido, o trabalho se configura como uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e comparativo. Dentre as conclusões alcançadas a partir das análises, compreendemos que as duas obras se enquadram na tese de Chiampi sobre o “realismo maravilhoso”. Pois nenhuma das obras utiliza os elementos maravilhosos com o intuito de causar medo ou horror nos leitores. No entanto, foi perceptível que a forma de utilização dos elementos maravilhosos é distinta. Incidente em Antares utiliza o elemento morto-vivo como centro para realizar a sátira política, enquanto que em A casa dos Espíritos os elementos maravilhosos permeiam toda obra, mas sem interferir diretamente na construção da crítica aos abusos de poder do regime ditatorial de Pinochet. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Professora Ma. Aline Carolina Ferreira Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Realismo Maravilhoso | pt_BR |
dc.subject | Autoritarismo | pt_BR |
dc.subject | Literatura latino-americana | pt_BR |
dc.title | O realismo maravilhoso como aporte para a representação do autoritarismo em A casa dos Espíritos, de Isabel Allende e Incidente em Antares, de Erico Veríssimo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Edna Mércia Bezerra Plácido.pdf | PDF - Edna Mércia Bezerra Plácido | 754.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 1.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.