Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22656
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Leonardo da Conceição | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-09T13:06:46Z | - |
dc.date.available | 2020-12-09T13:06:46Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 028 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22656 | - |
dc.description | SOARES, L. da C. A literatura fantástica contemporânea como ferramenta para a formação do leitor: do dever ao prazer de ler. 2020. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo principal apontar caminhos para o trabalho da leitura literária, nos anos finais do ensino fundamental, aspirando a aquisição da prática da leitura pelos alunos, servindo-se das etapas propostas pelo Método Recepcional que é originário da Estética da Recepção, tendo como ferramenta a Literatura Fantástica, especificamente a obra Os contos de Beedle, o Bardo (2017), da autora J. K. Rowling, que pertence ao universo da saga Harry Potter. Para tanto, propomos inicialmente refletir acerca do problema da leitura no Brasil e discorrer acerca dos conceitos da Estética da Recepção que originou, posteriormente, o Método Recepcional, assim como, abordar os caminhos e conceitos da Literatura Fantástica. Em seguida, apresentamos um resumo da obra Os contos de Beedle, o Bardo (2017) em relação aos gêneros da Literatura Fantástica e, por fim, expomos a proposta de trabalho em sala de aula a partir da Literatura Fantástica e do Método Recepcional. Como parte do processo metodológico, adotamos um caráter de Pesquisa-Ação, sob referencial teórico de Hans Robert Jauss (1978, 1994) a partir da leitura de Zappone (2004) que discorrem sobre a Estética da Recepção, de Bordini e Aguiar (1988) mediante os estudos de Mello (2010) que estruturam o Método Recepcional, os estudos de Tzvetan Todorov (2007) sob análise de Marisa Martins Gama-Khalil (2013) e ainda os estudos de David Roas (2014) acerca da Literatura Fantástica, assim como, os trabalhos de Antonio Candido (2002, 2009) sobre a função da literatura, resultando em uma proposta de intervenção que espera dispor aos professores de Língua Portuguesa uma opção de trabalho para a leitura literária na escola e a formação de leitores partindo da Literatura Fantástica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rosângela Neres Araújo da Silva. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
dc.subject | Literatura fantástica | pt_BR |
dc.subject | Estética da recepção | pt_BR |
dc.subject | Método recepcional | pt_BR |
dc.subject | J. K. Rowling | pt_BR |
dc.title | A literatura fantástica contemporânea como ferramenta para formação do leitor: do dever ao prazer de ler | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EELLEB - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Leonardo da Conceição Soares | PDF - Leonardo da Conceição Soares | 876.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 308.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.