Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2266
Título: Uma breve discussão sobre a cosmologia newtoniana baseada na abordagem de Milne
Autor(es): Araújo, Iranildo do Nascimento
Palavras-chave: Cosmologia
Universo
Equação de Friedmann
Data do documento: 7-Nov-2013
Resumo: Neste trabalho as equações que descrevem o Universo são obtidas mediante o uso da mecânica Newtoniana de acordo com a abordagem de Milne, as quais sem o termo de pressão são algebricamente equivalentes às da relatividade geral embora possa haver diferenças conceituais, enfatizando os conceitos de trabalho, energia e a gravitação de Newton. Neste contexto, discutimos os aspectos históricos anteriores ao estabelecimento da cosmologia moderna até a descoberta da expansão do Universo e o estabelecimento do princípio cosmológico. A observação da luminosidade das galáxias levará a conclusão que as mesmas se afastam de nós, fato que será explicitado pela lei de Hubble. A equação de Friedmann e a equação da aceleração são obtidas fazendo-se uso da dinâmica Newtoniana, equações muito úteis na descrição do Universo. Contudo, essas equações não são o bastante sendo necessário recorrer aos parâmetros cosmológicos, os quais descrevem a evolução do Universo, um Universo que pode ser dominado por matéria ou por radiação, considerando os casos de Universo compressão desprezível ou não. Veremos que a geometria do Universo pode ser plana, fechada ou aberta, o que está relacionado à cosmologia relativística. Ainda no contexto da relatividade geral, a introdução da constante cosmológica nas equações de movimento nos leva à dificuldades teóricas ainda não explicadas pela cosmologia moderna, com a possibilidade de estar relacionada ao conceito de energia escura associada ao vácuo como uma forma alternativa de entender o Universo e explicar sua aceleração.
Descrição: ARAÚJO, I. do N. Uma breve discussão sobre a cosmologia newtoniana baseada na abordagem de Milne. 2013. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2266
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iranildo do Nascimento Araújo.pdfIranildo do Nascimento Araújo1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.