Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22669
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Maria Cristina Dias de-
dc.date.accessioned2020-12-09T15:05:24Z-
dc.date.available2020-12-09T15:05:24Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.identifier.otherCDD 910-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22669-
dc.descriptionARAÚJO, M. C. D. de. A relevância do programa residência pedagógica na formação do professor de geografia: um estudo de caso a partir da atuação do programa na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rodrigues de Carvalho em Araçagi/PB. 2020. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.pt_BR
dc.description.abstractDiante dos desafios da prática docente são necessárias iniciativas de projetos e programas que fortaleçam o vínculo entre a Universidade e a Educação Básica tendo em vista que a escola é o campo de atuação de futuros professores. Dessa forma o Programa Residência Pedagógica (PRP) desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) instituído pela Portaria 38/2018, tem papel fundamental neste processo, por contribuir na qualificação docente e aproximar o professor da Educação Básica das Instituições formadoras oportunizando-os a ter uma formação continuada e essas experiências em sala de aula favorecem o crescimento de pesquisas na área da educação. A pesquisa tem por objetivo analisar a importância do PRP na formação do professor de Geografia e mostrar a sua atuação na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos na Escola na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rodrigues de Carvalho em Araçagi/PB. A escolha da temática se deu a partir da necessidade de mostrar a importância das experiências didáticas em sala de aula durante o Programa na EJA e o quanto essa experiência pode ser enriquecedora para o futuro professor de Geografia. Os procedimentos metodológicos utilizados foram registros fotográficos, aplicação de questionários e pesquisa bibliográfica. O embasamento teórico se pauta em autores como: Carvalho (2014), Conceição (2019), Costa et al., (2020), Damasceno e Teles (2020), Gonçalves; Silva e Bento (2019), Jesus e Ribeiro (2019) e Libâneo (2017).pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Michele Kely Moraes Santos Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.titleA relevância do programa residência pedagógica na formação do professor de geografia: um estudo de caso a partir da atuação do programa na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rodrigues de Carvalho em Araçagi/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Cristina Dias de AraújoPDF - Maria Cristina Dias de Araújo1.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito909.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.