Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22669
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Maria Cristina Dias de | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-09T15:05:24Z | - |
dc.date.available | 2020-12-09T15:05:24Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 910 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22669 | - |
dc.description | ARAÚJO, M. C. D. de. A relevância do programa residência pedagógica na formação do professor de geografia: um estudo de caso a partir da atuação do programa na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rodrigues de Carvalho em Araçagi/PB. 2020. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante dos desafios da prática docente são necessárias iniciativas de projetos e programas que fortaleçam o vínculo entre a Universidade e a Educação Básica tendo em vista que a escola é o campo de atuação de futuros professores. Dessa forma o Programa Residência Pedagógica (PRP) desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) instituído pela Portaria 38/2018, tem papel fundamental neste processo, por contribuir na qualificação docente e aproximar o professor da Educação Básica das Instituições formadoras oportunizando-os a ter uma formação continuada e essas experiências em sala de aula favorecem o crescimento de pesquisas na área da educação. A pesquisa tem por objetivo analisar a importância do PRP na formação do professor de Geografia e mostrar a sua atuação na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos na Escola na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rodrigues de Carvalho em Araçagi/PB. A escolha da temática se deu a partir da necessidade de mostrar a importância das experiências didáticas em sala de aula durante o Programa na EJA e o quanto essa experiência pode ser enriquecedora para o futuro professor de Geografia. Os procedimentos metodológicos utilizados foram registros fotográficos, aplicação de questionários e pesquisa bibliográfica. O embasamento teórico se pauta em autores como: Carvalho (2014), Conceição (2019), Costa et al., (2020), Damasceno e Teles (2020), Gonçalves; Silva e Bento (2019), Jesus e Ribeiro (2019) e Libâneo (2017). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Michele Kely Moraes Santos Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação do professor | pt_BR |
dc.subject | Programa Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.title | A relevância do programa residência pedagógica na formação do professor de geografia: um estudo de caso a partir da atuação do programa na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rodrigues de Carvalho em Araçagi/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Cristina Dias de Araújo | PDF - Maria Cristina Dias de Araújo | 1.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 909.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.