Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/227
Título: Estudo microbiológico da ação de extratos vegetais hidroalcoólicos sobre microorganismos bucais
Autor(es): Lacerda, Sávio Raulan Liberalino de
Palavras-chave: Fitoterapia
Odontologia
Atividade antimicrobiana
Data do documento: 19-Set-2012
Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar in vitro a atuação dos extratos das plantas: Caesalpinia férrea (jucá), Bumelia sartorum (quixaba), Cnidoscolus phyllacanthus (favela), Salvia officinalis (sálvia), Morus nigra (amora-negra), Plantago maju (tanchagem) sobre: S. mutans; S. aureus; S. oralis; E. faecalis; Escherichia coli; Candida albicans. Para a determinação da atividade antibacteriana e antifúngica dos extratos foi utilizado o método de difusão em ágar com base na técnica dos discos, em triplicata. Como controle positivo se utilizou a clorexidina a 0,12% e a nistatina. Obtendo os seguintes resultados: o extrato da S. officinalis apresentou ação antimicrobiana para as cepas de E. faecalis, S. oralis e S. aureus. A M. nigra demonstrou capacidade antimicrobiana para as cepas de E. faecalis, E. coli e S. aureus. O extrato da B. sartorum, C. férrea, P. maju e C. phyllacanthus obtiveram resultados positivo para com o S. aureaus. Porém o S. mutans e a levedura C. albicans não foi inibida por nenhum dos extratos.
Descrição: LACERDA, S. R. L. de. Estudo microbiológico da ação de extratos vegetais hidroalcoólicos sobre microorganismos bucais. 2011. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/227
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sávio Raulan Liberalino de Lacerda.pdfSávio Raulan Liberalino de Lacerda1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.