Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22705
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, André Luiz Souza da | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-11T00:15:04Z | - |
dc.date.available | 2020-12-11T00:15:04Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
dc.identifier.other | CDD 306.44 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22705 | - |
dc.description | SILVA, A. L. S. da. O pajubá no ENEM: preconceito e diversidade linguística. 2020. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo ancora-se na predileção de problematizar a polêmica envolvendo uma questão do ENEM/2018, aquela que tematizou o uso da linguagem LGBT+ no intuito de discutir aspectos da variação linguística, dessa maneira, enfatizamos que nosso objetivo geral é o de analisar a presente questão. Assim, apesar dos aparatos científicos - os quais justificam a inserção da questão na avaliação nacional - parte da sociedade e da mídia, junto ao presidente da república, indicaram ser irrelevante o tema para a formação dos discentes. Entretanto, ancorando-nos em estudos da Sociolinguística, isso por compreender a língua como uma instituição social, a qual se coaduna com fatores extralinguísticos, entendemos a temática como relevante. Para tanto, adotamos os aparatos de Labov (2008), Bagno (2013, 2015, 2017), Bortoni-Ricardo (2017), entre outros pesquisadores de perspectiva funcional da linguagem. Nessa direção, evidenciamos que a linguagem LGBT+ está ancorada no uso de léxicos de origem africana, mais especificamente, na língua iorubá, assim, os sujeitos desse grupo passam a utilizar itens linguísticos específicos, performáticos e herméticos, os quais compõem o grupo das gírias de caráter restrito (PRETI, 1984, 2010). Desse modo, também teorizamos a temática das influências africana no português brasileiro, mediante os postulados de Bossaglia (2019), Basso (2019), Bagno (2012, 2019), entre outros. Desse modo, desenvolvemos uma pesquisa de viés interpretativista e de natureza mista, pois de um lado é qualitativa, por descrevermos o fenômeno; por outro, quantitativa, por adotarmos aplicações estatísticas mediante a coleta de dados com questionários respondidos por professores de Língua Portuguesa da educação básica do estado da Paraíba, divididos em dois grupos: héteros e não-héteros. Para isso, comungamos metodologicamente com Paiva (2019), Bortoni-Ricardo (2008) e Gil (2002). Ao fim, foi possível estabelecer a validade da questão elencada nessa pesquisa por seu conteúdo estar associado à reflexão linguística, bem como os professores que evidenciam em seus discursos o quão significativo é o respeito às variedades linguísticas, além de constatarmos estatisticamente que os docentes, independentemente de suas sexualidades, apontam a questão supracitada como pertinente para o processo avaliativo. Desse modo, também constatamos a validade dos objetivos dos documentos oficiais de ensino, os quais determinam que a variedade linguística deve ser tema de discussão e reflexão, especialmente, as variedades estigmatizadas, como expressam os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José Leônidas da Silva Junior | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguística | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Língua | pt_BR |
dc.subject | Pajubá | pt_BR |
dc.subject | ENEM 2018 | pt_BR |
dc.title | O pajubá no ENEM: preconceito e diversidade linguística | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EELLEB - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - André Luiz Souza da Silva | PDF - André Luiz Souza da Silva | 809 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 28.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.