Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22738
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | André, Robson Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-11T23:27:17Z | - |
dc.date.available | 2020-12-11T23:27:17Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 373 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22738 | - |
dc.description | ANDRÉ, R. T. Prática da docência durante a graduação em cursos pré vestibular (Cursinho Pró ENEM - UEPB). 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na abordagem de conteúdo teóricos em disciplinas como a geografia requer artifícios metodológicos para que a atenção dos alunos seja estimulada assim como a assimilação do assunto com situações cotidianas. Autores afirmam que a metodologia utilizada para transmissão do conhecimento da disciplina deve levar em consideração a habilidade de professor e o convívio dele com o instrumento a ser utilizado, a aceitação da turma, o conteúdo a ser abordado, entre outros aspectos. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo investigar as inovações metodológicas levadas a sala de aula de cursinhos pré-vestibulares por professores graduandos do curso de Geografia, sendo possível a identificação através de entrevistas com os alunos, o benefício de tais inovações no aprendizado. Para tanto, foram realizadas entrevistas para obtenção dos depoimentos de cinco alunos do cursinho pré-vestibular que acompanharam aulas assiduamente durante o ano letivo de 2019 onde estes relataram suas impressões sobre as aulas e metodologias utilizadas na disciplina de Geografia para apreensão de atenção e aumento de conhecimento. Os alunos não foram identificados por nomes e sim por letras para resguardar a identidade de cada um. Como resultados obtivemos respostas positivas sobre a abordagem metodológica utilizada em sala de aula, mesmo que em alguns casos, houvesse a afirmativa de monotonia na disciplina, quebrada pela utilização de artifícios externos que conciliaram a matéria e o cotidiano. Logo, conclui-se que a utilização de filmes como elemento metodológico fez com que os alunos associem os fatores apresentados nas películas com o conteúdo abordado em sala de aula, aumentando o interesse em participar das aulas, com melhor fixação de conteúdo colaborando para a resolução das questões do ENEM. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Joana d’Arc Ferreira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM | pt_BR |
dc.subject | Curso pré-vestibular | pt_BR |
dc.title | Prática da docência durante a graduação em cursos pré vestibular (Cursinho Pró ENEM - UEPB) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROBSON TEIXEIRA ANDRÉ.pdf | PDF- ROBSON TEIXEIRA ANDRÉ | 252.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Deposito.pdf | TERMO DE DEPOSITO | 105.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.