Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22750
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa Neto, Ricardo | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-14T20:35:10Z | - |
dc.date.available | 2020-12-14T20:35:10Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
dc.identifier.other | 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22750 | - |
dc.description | BARBOSA NETO, R. A geografia no ensino fundamental I e os seus desdobramentos no saber geográfico no fundamental II. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Geografia nas escolas é um processo complexo e sócio-histórico, pois reflete as múltiplas formas como o movimento da sociedade se materializou na (re) constituição da ciência geográfica e, consequentemente, do seu papel na formação do professor e na configuração do ensino na educação básica. Neste trabalho, que é fruto de uma pesquisa realizada com professores da rede pública de ensino básico, tem-se por objetivo compreender a relação entre o processo de ensino e aprendizagem de Geografia no ensino fundamental I e a forma como este repercute na construção dos saberes geográficos no ensino fundamental II. A pesquisa norteouse por uma abordagem de cunho qualitativo e adotou, como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo que contou com instrumentos qualitativos para obtenção de dados e informações. Como subsídios teóricos para as análises dos dados coletados, foram utilizados estudos de Callai (2005), Farias (2007), Silva et.al (2016), entre outros. Os resultados obtidos revelaram a importância de trabalhar a Geografia no ensino fundamental I como uma área do saber que vai além da mera decodificação de termos, que muitas vezes são abordados de forma desassociada da realidade do aluno. No ensino fundamental II, o aluno tende a reproduzir a concepção de Geografia desenvolvida no ensino fundamental I, e isso implica em uma relação direta entre estes dois momentos da formação escolar. Desta forma, torna-se imprescindível que o aluno seja instigado desde os primeiros anos do ensino fundamental para a construção de um saber geográfico significativo e presente em sua realidade socioespacial. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Maria Marta dos Santos Buriti | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação escolar | pt_BR |
dc.title | A geografia no ensino fundamental I e os seus desdobramentos no saber geográfico no fundamental II | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RICARDO BARBOSA NETO.pdf | PDF- RICARDO BARBOSA NETO | 210.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | PDF- Termo de depósito | 557.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.