Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22754
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Maciel, Rosana Simões | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-15T00:13:15Z | - |
dc.date.available | 2020-12-15T00:13:15Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22754 | - |
dc.description | MACIEL, R. S. Probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise praxeológica do livro didático. 2020. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo investigar o ambiente praxeológico em torno do conceito de probabilidade em uma coleção de livros didáticos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental (ciclo de alfabetização). Nosso estudo foi realizado a partir da Teoria Antropológica do Didático, que nos permitiu realizar a análise praxeológica da coleção escolhida e assim compreender como o saber probabilidade se apresenta nessa etapa da Educação Básica. Nossa questão norteadora foi: que praxeologias matemáticas e didáticas têm sido organizadas para que a probabilidade e suas noções sejam ensinadas no livro didático do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental? A nossa pesquisa foi dividida em três etapas: 1. Buscamos compreender o discurso da noosfera, representado pela BNCC e pela Proposta Curricular do Estado da Paraíba sobre os conteúdos, habilidades e orientações metodológicas para o ensino de probabilidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2. Realização da analise praxeológica da coleção de livros didáticos, conforme critérios aleatórios de escolha; 3. Análise entre o discurso institucional das orientações curriculares e o ambiente praxeológico proposto na obra. A nossa pesquisa consistiu em uma análise documental, portanto, um trabalho de cunho qualitativo segundo Fiorentini e Lorenzato (2009). A análise mostrou que o livro segue a orientação da BNCC e e a Proposta Curricular da Paraíba quanto a presença de tarefas abordando as habilidades mínimas previstas no currículo, mas a quantidade de tarefas é insuficiente, com ausência de um discurso técnico, tecnológico e teórico mínimo em torno do tipo de tarefa encontrado, configurando uma praxeologia pontual e incompleta. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Prof. Dr. José Luiz Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Probabilidade | pt_BR |
dc.subject | Probabilidade e Estatística | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Praxeologia | pt_BR |
dc.subject | Teoria Antropológica do Didático (TAD) | pt_BR |
dc.title | Probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise praxeológica do livro didático | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rosana Simões Maciel.pdf | PDF - Rosana Simões Maciel | 1.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.