Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22779
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Priscila Soares de | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-16T03:39:46Z | - |
dc.date.available | 2020-12-16T03:39:46Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 400 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22779 | - |
dc.description | OLIVEIRA, P. S. de. Literatura na educação básica: o imaginário feminino em crônicas de Clarice Lispector e Conceição Evaristo. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literatura na Educação Básica)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A proposta deste trabalho é despertar no aluno da educação básica um interesse pela literatura, fazendo com que ele também compreenda a interface social contida em uma obra literária. Para tanto, utilizamos como material de estudo duas crônicas: Medo da Eternidade (1970), de Clarice Lispector, e Regina Anastácia (2011), de Conceição Evaristo, como forma de fazer com que o aluno reflita também, além da riqueza de conhecimento que está presente em cada obra literária, sobre o processo de escrita feminina, bem como suas dificuldades, conquistas e resistências. Portanto, este trabalho tem como premissa letrar literariamente o aluno, despertando o seu senso crítico-reflexivo, fazendo com que ele compreenda tanto o material literário em si, como o contexto de sua produção. A natureza desta pesquisa é de caráter qualitativo, bibliográfico e documental. Utilizaremos como ferramenta para a sala de aula as oficinas de leituras, contidas na sequência didática básica de Cosson (2014), além dos documentos oficiais, para embasar as concepções acerca das estratégias de ensino, utilizaremos, no arcabouço teórico, os estudos de: Bortoni-Ricardo (2008), Gil (2002) e Durão (2015) discutindo acerca dos procedimentos metodológicos dessa pesquisa; Kleiman (2008) e Cosson (2014) sobre as estratégias de letramento literário; Lobo (1999) e Zolin (2009) em relação aos estudos da autoria feminina; Barthes (1979) e Culler (1997) acerca da teoria da literatura, dentre outros autores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rosângela Neres Araújo da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Ensino de literatura | pt_BR |
dc.subject | Autoria feminina | pt_BR |
dc.subject | Conceição Evaristo | pt_BR |
dc.subject | Clarice Lispector | pt_BR |
dc.title | Literatura na educação básica: o imaginário feminino em crônicas de Clarice Lispector e Conceição Evaristo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EELLEB - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF- Priscila Soares de Oliveira | PDF- Priscila Soares de Oliveira | 2.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 178.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.