Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/228
Título: Perfil dos alunos dos cursos de técnico em prótese dentária do Estado da Paraíba
Autor(es): Souza Neto, José Francisco de
Palavras-chave: Recursos humanos
Pessoal técnico em saúde
Técnicos em prótese dentária
Data do documento: 19-Set-2012
Resumo: Objetivo: Caracterizar o perfil dos alunos dos cursos técnicos em prótese dentária do Estado da Paraíba. Metodologia: Realizou-se um estudo observacional, transversal e descritivo. O universo da pesquisa compreendeu todos os estudantes de 18 a 61 anos de idade regularmente matriculados nos cursos de formação de Técnicos em Prótese Dentária (TPD) do Estado da Paraíba. A amostra do tipo não probabilística foi composta por 114 alunos, de ambos os sexos. A coleta de dados foi realizada no ano de 2008 por um pesquisador em 4 escolas técnicas, mediante a aplicação de questionário específico. Os dados foram organizados com o software Microsoft Excel. Resultados: A maioria dos alunos é do sexo masculino (59,6%), têm entre 30 e 39 anos (41,2%), possuem renda familiar de até 2 salários mínimos (46,5%), são casados (56,1%) e oriundos do Estado da Paraíba (46,4%). Mais de um terço dos alunos (38,6%) possuem parentes atuando como TPD. O principal motivo para escolha do curso foi a pessoal (37,9%). Verificou-se que 39,5% participaram de congressos e 33,3% pretendem trabalhar na área de prótese total. Conclusão: A maioria dos alunos do curso técnico em prótese dentária é do sexo masculino e casado. Muitos possuem familiares atuando na profissão, sendo a escolha pessoal o fator determinante para o ingresso na profissão e pretendem atuar nas áreas de prótese total e prótese fixa.
Descrição: SOUZA NETO, J. F. de. Perfil dos alunos dos cursos de técnico em prótese dentária do Estado da Paraíba. 2011. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/228
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Francisco de Souza Neto.pdfJosé Francisco de Souza Neto637.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.