Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2281
Título: Literatura e jornalismo: um estudo sobre jornalismo literário e análise da obra Chico Mendes: crime e castigo de Zuenir Ventura
Autor(es): Silva, Kislana Rodrigues Ramos da
Palavras-chave: Jornalismo Literário
Zuenir Ventura
Literatura
Jornalismo
Convergência
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo discutir, dentro de uma perspectiva histórica e teórica, o conceito de jornalismo literário, procurando compreender as características formadoras desse gênero jornalístico a partir das relações entre as áreas do conhecimento jornalismo e literatura. Como parte dos objetivos específicos, faremos um estudo sobre a influência do New Journalism através do panorama histórico e crítico, bem como empreenderemos uma breve discussão sobre os modos de fazer jornalismo literário. O corpus de análise é formado pelo livro-reportagem Chico Mendes: crime e castigo, Zuenir Ventura, publicado em 2003 pela editora Companhia das Letras. A primeira distinção que podemos fazer para entender o jornalismo literário é compreender que não se trata de um jornalismo sobre livros e autores, mas sim, de acordo com as pesquisas que apresentaremos, uma forma de fazer jornalismo baseada na experiência narrativo-estilística da literatura. A metodologia aplicada partiu da revisão bibliográfica e pesquisa qualitativa dos pressupostos teóricos que contemplarão leituras acerca de jornalismo literário e suas maneiras de apresentação nas perspectivas de Pena (2006), Vilas Boas (2003, 2007), Piza (2008) e Castro (2010). Recorremos, também, as reflexões sobre a convergência entre literatura e jornalismo apresentada por Bulhões (2007).
Descrição: SILVA, K. R. R. da. Literatura e jornalismo: um estudo sobre jornalismo literário e análise da obra Chico Mendes: crime e castigo de Zuenir Ventura. 2012. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2281
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kislana Rodrigues Ramos da Silva.pdfKislana Rodrigues Ramos da Silva736.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.