Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22835
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva Neto, Cícero Bezerra da | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-18T03:09:02Z | - |
dc.date.available | 2020-12-18T03:09:02Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.62 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22835 | - |
dc.description | SILVA NETO, C. B. da. Letramento digital e produção de sentidos: o uso de Stickers de Whatsapp no ensino médio. 2020. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo propor uma discussão acerca dos sentidos que podem ser construídos por meio referenciais sócio-históricos advindos de contextos da utilização de stickers de Whatsapp. Nessa concepção, a pesquisa fundamenta-se em autores como Soares e Batista (2005), para tratar questões sobre alfabetização; Rojo (2019), que trata do surgimento de práticas baseadas em multiletramentos; Rojo e Moura (2013) e Dionísio (2014), que contribuem no estudo dos textos no âmbito da multimodalidade; Koch e Elias (2008), as quais elucidam sobre o processo de construção de sentidos numa perspectiva interacionista; e Xavier e Serafim (2020), que apresentam o WhatsApp como uma ferramenta de ensino. O corpus é constituído por uma base documental formada por 05 (cinco) stickers, que circulam nas conversas de WhatsApp. No que se refere à metodologia, a pesquisa possui natureza qualitativa, documental e interpretativa, apoiada em estudos bibliográficos. Os resultados mostram que, tendo em vista o caminho que o ensino atravessa, este estudo revela-se como uma alternativa para ajudar os docentes de língua portuguesa a desempenharem atividades que sejam atrativas e produtivas para o crescimento social dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Paulo Vinícius Ávila Nóbrega | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Multiletramentos | pt_BR |
dc.subject | Construção de sentidos | pt_BR |
dc.subject | Sticker | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Letramento digital e produção de sentidos: o uso de Stickers de Whatsapp no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EELLEB - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Cícero Bezerra da Silva Neto | PDF - Cícero Bezerra da Silva Neto | 742.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 2.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.