Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2286
Título: A influência das telenovelas no gosto musical dos ouvintes da Rádio Campina FM
Autor(es): Silva, Skarllety Ferrnandes da
Palavras-chave: Música de ouvintes
Trilhas sonoras de novelas
Televisão
Teledramaturgia
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: A televisão, além de ser uma forma de entretenimento, contribui para o processo de aquisição de elementos culturais para seu público receptor, a exemplo do que ocorre com as telenovelas. Os bens simbólicos veiculados na mídia televisiva acabam influenciando consideravelmente vários segmentos da sociedade contemporânea. Nesse contexto, o presente trabalho analisa de que forma o público do programa “A Música do Ouvinte”, transmitido na rádio Campina Grande FM, sofre influência na sua escolha musical das telenovelas produzidas e exibidas pela TV Globo. Pretende-se ainda verificar quais os indicadores que influenciam o público na solicitação das músicas selecionadas, quais os critérios adotados para a montagem da playlist do programa-objeto do nosso estudo e se nessa construção ocorre efetivamente a participação desses ouvintes. A pesquisa foi realizada no período de 22 a 29 de setembro de 2012 e foram utilizadas os recursos metodológicos da observação participante no acompanhamento da produção e apresentação do programa aqui estudado. Também foram realizadas entrevistas com os produtores e gerente administrativo da emissora possibilitando a avaliação dos conteúdos da programação e verificação da maneira como os ouvintes participam dessa atividade. Nos seis programas que permitiram a coleta de dados para a pesquisa em pauta foi registrada a presença de músicas das trilhas das telenovelas da TV Globo evidenciando dessa forma a influência dessas características musicais nas solicitações e escolhas dos ouvintes.
Descrição: SILVA, S. F. da. A influência das telenovelas no gosto musical dos ouvintes da Rádio Campina FM. 2012. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2286
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Skarllety Ferrnandes da Silva.pdfSkarllety Ferrnandes da Silva346.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.