Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2290
Título: História da ciência em sala de aula: o episódio da natureza da luz no século XIX
Autor(es): Medeiros, Jocélio Silva
Palavras-chave: História da ciência
Conhecimento científico
Natureza da luz
Docência
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: O estudo de episódios particulares da história da ciência pode fornecer subsídios para a discussão de aspectos da Natureza da Ciência em sala de aula, permitindo aos alunos uma visão mais profunda e detalhada do processo de construção do conhecimento científico. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo descrever resultados de uma intervenção que abordou em sala de aula a problemática da Natureza da Luz no século XIX, que envolve uma discussão acerca de teorias predominantes na época. Apresentamos uma série de atividades desenvolvidas ao longo de quatro encontros em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Campina Grande no estado da Paraíba, como parte integrante das ações desenvolvidas no ano de 2011 pelo subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba. A experiência vivenciada com a realização das atividades desenvolvidas na escola foi de extrema importância, uma vez que permitiu aos alunos uma nova forma de conhecer a ciência e como esta é construída, além de propiciar aos bolsistas do PIBID, futuros professores de Física, a iniciação a docência fazendo uso de uma abordagem metodológica com caráter inovador que permite a reflexão crítica sobre o que é abordado em sala de aula.
Descrição: MEDEIROS, J. S. História da ciência em sala de aula: o episódio da natureza da luz no século XIX. 2013. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2290
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jocélio Silva Medeiros.pdfJocélio Silva Medeiros434.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.