Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2292
Título: Os homens procuram atendimento médico? Crenças acerca dos fatores motivacionais e impeditivos
Autor(es): Bento, Vanessa Paulino
Palavras-chave: Saúde Masculina
Determinantes
Serviços de Saúde
Vulnerabilidade
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: Quais as crenças masculinas acerca da procura por atendimento médico? Quais os fatores que motivam ou impedem a procura masculina pelos serviços de saúde? Esta monografia teve por objetivo analisar os determinantes impeditivos ou motivadores da procura masculina pelos serviços de saúde e suas implicações para a vulnerabilidade em saúde. Tratou-se de um estudo de caráter transversal onde foi possível traçar um perfil da amostra no que concerne aos cuidados em saúde. A amostra dessa pesquisa foi constituída por 218 homens residentes na cidade de João Pessoa e área metropolitana da cidade, na faixa etária de 25 a 59 anos. Foi utilizado um questionário sócio demográfico e entrevista estruturada que buscou identificar os fatores impeditivos e motivadores da procura pelos serviços de saúde. Para a análise dos dados sócio demográficos utilizou-se a estatística descritiva, e em relação à análise das entrevistas, utilizou-se a análise categorial temática. A partir dos resultados obtidos, verificou-se que a maioria dos participantes são casados (64%), possuem ensino médio (31%), não possuem plano de saúde (76%) e o local de última consulta de 40% da amostra foi em consultório particular. Tais dados remetem ao fato de mesmo a maioria não ter apresentado plano de saúde, boa parte dos entrevistados preferiram ir até o consultório particular em detrimento da busca pelo serviço público de saúde. Em relação aos fatores impeditivos da busca dos homens pelos serviços, observou-se que a maiorias dos sujeitos relataram como fator impeditivo as falhas no sistema, como a inadequação do horário de atendimento e a demora no atendimento corroborando com outros estudos que também verificaram que falhas no sistema público podem inibir a população masculina de realizar o autocuidado, contribuindo para uma maior vulnerabilidade ao HIV/AIDS. No tocante aos fatores motivadores, a maioria dos participantes relatou que a presença de alguma doença é o que os motivaria a buscar um serviço de saúde. Outras respostas que também emergiram de forma significativa foi a influência da esposa e da mãe na busca de um acompanhamento médico, sugerindo o papel feminino no cuidado em saúde por parte da população masculina.
Descrição: BENTO, V. P. Os homens procuram atendimento médico? Crenças acerca dos fatores motivacionais e impeditivos. 2012. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2292
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Paulino Bento.pdfVanessa Paulino Bento864.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.