Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/230
Título: Prevalência de fissuras lábio palatais em maternidade municipal de Campina Grande-PB no período de cinco anos
Autor(es): Lima, Wellinadja Gomes de
Palavras-chave: Fissura palatina
Malformação
Fenda labial
Crianças
Data do documento: 19-Set-2012
Resumo: Introdução - As malformações congênitas são quaisquer defeitos na constituição de algum órgão ou conjunto de órgãos que determinam uma anomalia morfológica estrutural presente no nascimento por causa genética, ambiental ou mista. O estudo objetiva avaliar a prevalência de fissuras lábio palatais em maternidade municipal de Campina Grande-PB no período de cinco anos. Materiais métodos - Os dados foram obtidos a partir das informações contidas nos prontuários do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA). Para isto foram analisados prontuários médicos e as Declarações de Nascidos (DNV) dos nascidos num período compreendido entre 2005 e 2009. Resultados - Obtive-se uma amostra de 25 pacientes fissurados de 27496 prontuários, sendo que 52% da amostra de fissurados apresentaram fissuras lábio palatais e o sexo masculino foi o mais afetado (76%). No tocante às fissuras que envolvem somente uma estrutura, o lábio isoladamente representou 32% e o palato (8%). Quanto à naturalidade, observou-se que somente as mães de sete crianças eram de Campina Grande-PB, sendo a maioria residente em cidades circunvizinhas, e dentre estas, 52% destas tinham como profissão a agricultura durante a gestação, ressaltando-se o fato de que não coletou-se outras informações, pois a maioria dos prontuários encontrava-se com preenchimento incompleto. Conclusão - Assim, dentre as malformações congênitas faciais, as fissuras lábio palatais têm sido as que se apresentam em maior freqüência.
Descrição: LIMA, W. G. de. Prevalência de fissuras lábio palatais em maternidade municipal de Campina Grande-PB no período de cinco anos. 2011. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/230
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wellinadja Gomes de Lima.pdfWellinadja Gomes de Lima512.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.