Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2301
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, Kaiza Rafaelle Lucas | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-13T18:25:18Z | - |
dc.date.available | 2013-11-13T18:25:18Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 158.723 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2301 | - |
dc.description | MARTINS, K. R. L. Síndrome de Burnout: estudo com professores da rede estadual de ensino médio de Campina Grande (PB). 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | Burnout é uma síndrome psicológica que se desenvolve como uma reação ao estresse crônico no trabalho, sendo constituída de três dimensões: Exaustão Emocional, Despersonalização e reduzida Realização Profissional. As pesquisas mostram que qualquer profissão está sujeita a síndrome, sendo os profissionais de educação um dos grupos mais vulneráveis, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Essa pesquisa teve como objetivo avaliar a correlação dos níveis de burnout com as características sociodemográficas em docentes que lecionam o ensino médio nas escolas estaduais de Campina Grande, PB. Participaram da pesquisa 227 docentes, correspondendo a 31% da população. Os instrumentos utilizados foram a escala Maslach Burnout Inventory – MBI, versão ED e uma Ficha Sociodemográfica. Os resultados apontam 81,5% da amostra acometida de burnout, estando 20,7% em grau Moderado e 60,8% em grau Crônico. A reduzida Realização Profissional se destacou como a dimensão mais afetada apresentando correlação inversa com número de filhos (r = -0,14; p < 0,05) e diferenças estatisticamente significativas com estado civil (F = 2,91; p < 0,02) e religião (F = 3,66; p < 0,01), indicando que os docentes pouco realizados profissionalmente são os que têm menos filhos, convivem maritalmente com outra pessoa, não têm religião ou são espíritas. Esta dimensão representa o aspecto de autoavaliação da síndrome, podendo estar relacionada ao perfil de escola pública brasileira. Com base na Teoria do Intercâmbio Social discutiu-se que a principal fonte de burnout nos docentes está na falta de reconhecimento profissional, sendo importante a unidade de luta desses professores para fortalecer políticas públicas voltadas à valorização da educação e do educador. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Silvânia da Cruz Barbosa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Saúde Mental | pt_BR |
dc.subject | Esgotamento laboral | pt_BR |
dc.subject | Psicologia organizacional | pt_BR |
dc.subject | Estado emocional | pt_BR |
dc.title | Síndrome de Burnout: estudo com professores da rede estadual de ensino médio de Campina Grande (PB) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 28 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Kaíza Rafaelle Lucas Martins.pdf | Kaíza Rafaelle Lucas Martins | 381.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.